Capital da dança

sábado, 28 de agosto de 2010

por Fernando Fonseca


Parecia um sonho, uma obra-prima sendo executada em um local tão conhecido. Centenas de pessoas amontoadas umas sobre as outras, espremendo-se para captar, nem que por uma fração de segundos, a beleza e genialidade que tomava vida aos pés dos dançarinos. Como em um teatro, era possível sentir a mágica da dança envolvendo os artistas que se apresentavam ao público presente. Um intercâmbio entre os extremos da música capaz de provocar nostalgias indescritíveis. Foi assim que, dando-se início ao 17° Festival de Dança de Nova Iguaçu, às 14h do dia 25 de agosto de 2010, aqueles que compareceram ao TopShopping puderam conferir a emocionante apresentação dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Organizado pela bailarina Tereza Petsold e com duração até o dia 29 de agosto, o evento mostrará para a população local cerca de 2 mil dançarinos, amadores e profissionais, de jazz, balé, sapateado, dança de salão e outras modalidade vindos de todo o Brasil. Com aproximadamente vinte apresentações diárias, Nova Iguaçu torna-se a capital da dança na região, desenvolvendo a cultura local e formando novos talentos.



Acontecendo simultaneamente em outros pontos da cidade, o Festival de dança contemplará os melhores dançarinos que estiverem participando da mostra competitiva com premiações que podem chegar até R$ 1.500. “Este é um evento pioneiro em toda a região da Baixada Fluminense que visa o desenvolvimento, o intercâmbio e a formação da plateia para a arte e a cultura. Além disso, o festival eleva a autoestima da comunidade e incentiva artistas locais proporcionando espetáculos de alto nível”, comenta a bailarina.

Para entendermos melhor as dimensões alcançadas pelo evento, citemos os renomados nomes que já se apresentaram desde 1993, ano de sua fundação, no palco do espetáculo: a bailarina Ana Botafogo, os solistas do Ballet de Stuttgart, da Alemanha, e o sapateador americano Steve Harper, dentre outros. “Estamos provando há 17 anos, para todos da Baixada Fluminense, que é totalmente válido investir em
cultura. Assim somos capazes de promover harmonia, intercâmbio e autoestima. Tudo que fizemos até hoje valeu apena”, conclui Tereza.

Não apenas a equipe da academia Tereza Petsold encontrava-se orgulha como também a direção do Topshopping. Colocando-se como porta-voz do espaço, Aline Cattem parabenizou os realizadores do evento e agradeceu o público presente “Para o Topshopping é um grande orgulho fazer parte dessa parceria. Estamos junto com a Tereza desde 1996, a partir do quarto festival. Em relação à cultura, compreendemos que não é só levar a arte o que importa, mas sim trazê-la também”. Estima-se que
cerca de 130 mil pessoas compareçam no decorrer dos cinco dias do evento. Não só apresentações, mas também palestras do SEBRAE, gincanas e outras atividades estão programadas até o final do evento, tanto no Topshopping como na quadra do Sesc. Dentre os presentes na primeira tarde de danças encontrava-se a ex-secretária de cultura do Estado do Rio de Janeiro, Jandira Feghali:

Cultura NI: Qual a importância desse evento para a Baixada Fluminense e em especial Nova Iguaçu?

Jandira Feghali: Só de estar na 17° edição podemos perceber que houve uma sustentação. Tanto a dança quanto o movimento se associam com a linguagem de expressão, que é uma forma de integração social. É fazer da cultura a arte!

Cultura NI: Quais mudanças você espera serem alcançadas com esse projeto?

Jandira Feghali: Cultura e educação. A integração social é capaz de mudar esse quadro, e a dança é um dos meios para isso. Espero que essas atividades possam ser integradas nas escolas de Nova Iguaçu.

Outro fator levantado sobre os benefícios da dança por Jandira foi o do padrão estético do universo feminino-juvenil. “O legal também é que esse padrão de estética perfeita acaba se perdendo no meio da dança. Nós vemos meninas mais magrinhas e outras mais gordinhas dançando sem se preocupar com seus corpos. Meninas que não se deixam levar pelo padrão de beleza imposto pela sociedade, que aproveitam ao máximo da sua própria estética”, conclui Jandira.

A premiação dos vencedores do Festival e a entrega dos troféus por suas respectivas modalidades aconteceram na quadra 1 do Sesc, às 19h. Entre os jurados estarão presentes a Presidente do Sindicato da Dança do Rio de Janeiro, Lourdes Braga, e o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Paulo Rodrigues, que estarão trocando também conhecimento e opiniões com os participantes.... É a
cultura iguaçuana no ritmo da dança.

6 Comentários:

Luiza P. disse...

tudo de bom!
dança de qualidade gratuitamente.
precisamos fazer com que esse tipo de cultura aconteça com mais frequente em nossa cidade.
belo evento, parabéns aos realizadores!

Anônimo disse...

Concordo com a Jandira.
a dança muda determinados pradões
e merece ser implantada nas escolas!
eu, como professor de educação física,
entendo muito dessa carência presente nas escolas.
a resultado é a inclusão, sempre!




Juan

Anônimo disse...

eu estive presente.
a apresentação dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal foi incrível!
espero poder estar sempre presente.
Tereza maravilhosa!
Janaína

Bruna Amaro disse...

Lindoooooooooos!
Quero mais...
Não teria como ser realizado outros eventos como esse na própria casa de Cultura?
Seria o local mais apropriado para quem organiza esse tipo de evento que promove a Cultura local não?
O que o secretário de cultura acha disso?

Anônimo disse...

Tbm acho que seria uma iniciativa maraqvilhosa!

Anônimo disse...

Tereza está de parabéns. Fez mais do que muito político pela cultura na Cidade. Que ela nunca desanime! e que tenha mais apoio.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI