Celeiro da arte suave

terça-feira, 10 de agosto de 2010

por Vinícius Tomás

A equipe PH de jiu-jitsu é uma verdadeira fábrica de campeões, formando atletas de destaque em diferentes categorias do esporte, e levando o nome de Mesquita para a elite das artes marciais.

Liderada pelos primos Norberto Gonçalo e Alexandre Gonçalves, ambos nascidos e criados em Mesquita, a equipe conta com três núcleos de treinamento na cidade: um no bairro Cosmorama, onde fica a sede do grupo; um na Vila Emil e outro em Edson Passos. A PH está presente em outras cidades, com núcleos em Nova Iguaçu, Rio das Ostras, Cachoeiras de Macacu e na cidade do Rio de Janeiro.


A Equipe PH foi fundada em 1996, no bairro Cosmorama, e originou-se da Associação Esportiva do Parque Anchieta (AEPA), onde o Mestre Hildebrando Gonçalo deu aulas de jiu-jitsu até sua morte em 1991, formando lá inúmeros faixas pretas. A origem do nome PH é a abreviação de Professor Hildebrando, em homenagem ao mestre e tio de Norberto e pai de Alexandre. “Fui levado para o jiu-jitsu pelo meu pai, quando eu tinha cinco anos, por influência do meu tio, o Mestre Hildebrando. Admiro vários mestres, mas minha referência é o Mestre Hildebrando”. O nome Hildebrando Gonçalo é respeitado e admirado pela sua história no esporte e seu status de Grande Mestre do jiu-jitsu.

A Equipe PH também organiza a Copa Mesquita de jiu-jitsu, que teve a sua primeira edição realizada em 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo Esporte e Lazer – SEMCTEL. O evento trouxe para a cidade mais de 400 atletas e vários mestres de jiu-jitsu. “Eu creio que seja o maior evento esportivo de Mesquita. Espero que esse ano seja assim também”, diz Norberto, que prepara a segunda edição, que seria realizada em agosto, mas devido a problemas de agenda e compromissos com outro campeonato da Baixada, foi adiado sine-die.

O nome da cidade de Mesquita está sendo bem representado pela equipe, que disputa os principais campeonatos do jiu-jitsu, inclusive em nível internacional. O atleta Eduardo Clementino, conhecido como Dudu, foi campeão mundial em 2009 e ficou em 4° lugar no Mundial, realizado em São Paulo em 2010. A PH teve representantes na Copa do Mundo realizada nos EUA e participa de todos os campeonatos regionais e estaduais.

Gringo Fight
Entre os vários campeões formados na PH, está o faixa marrom Júnior Lima, de 24 anos, que se prepara para o Gringo Fight, um importante evento de MMA que vai acontecer em agosto na Riosampa, em Nova Iguaçu. MMA é a abreviação para Mixed Martial Arts ou, em português, Artes Marciais Mistas, uma modalidade de luta que inclui tanto golpes de luta em pé, quanto técnicas de luta no chão, misturando diferentes estilos e artes marciais. Júnior ficou em 1° lugar no ranking estadual de jiu-jitsu em sua categoria em 2009, vencendo todas as etapas do campeonato, além de já ter vencido outros 5 torneios de MMA. Ele está confiante para o próximo. “Espero ser campeão, sempre”, afirma Júnior. O faixa marrom ingressou na PH há 10 anos e treina pesado após sofrer uma lesão.“Estou treinando de segunda a sábado. Fiquei um ano parado porque lesionei o joelho, mas estou conseguindo me recuperar. É difícil, já que eu não tenho plano de saúde. É depender da garra pra voltar.”

Outros campeões se destacam, como Felipe Freitas, Pedro Paulo Júnior, que hoje é professor da PH no bairro Vila Emil, Renan Concas, Nicolas Silva e o já citado Eduardo Clementino. “Esses são a base da elite em Mesquita. Nosso objetivo é fazer com que Mesquita seja reconhecida como um celeiro de atletas de jiu-jitsu no Brasil. Temos feito muito, mas ninguém divulga. Eles vão lá, ganham a competição, voltam e ficam no anonimato, sem perspectiva de reconhecimento”, diz Norberto, que pede também a empresários e comerciantes apoio para os atletas. “Há inscrições para campeonatos que chegam a custar mais de 65 reais e muitos deixam de participar por não ter condições de bancar, além da passagem e a alimentação em um evento, onde se pode lutar sete vezes no mesmo dia. Às vezes fazemos rifas e rateios para apoiar a ida de um atleta para uma competição”, conclui o professor.

E como se forma um campeão? Quem responde a essa pergunta é o Mestre Alexandre Gonçalves. “Para ser um campeão, primeiro precisa querer ser campeão. Se abdicar das coisas do dia-a-dia, ter uma vida regrada, se dedicar realmente aos treinos. Há atletas hoje que querem ser campeões treinando duas horas por dia. Digo que isso é até possível no início, mas quando as coisas evoluem é necessário dedicação. Hoje nos dedicamos a esses atletas com o treinamento de alto rendimento, às terças, quintas, sábados e também aos domingos, quando estudamos posições e movimentos”. Alexandre diz que, se há segredos para formar um campeão, esses são os treinos e as repetições. “O que mais aplicamos hoje dos ensinamentos deixados pelo nosso Mestre Hildebrando é que atleta que quer ser bom precisa treinar, ele dizia que existem três coisas que um atleta precisa fazer: treinar, treinar e treinar. E efetuar a repetição dos movimentos várias vezes, até que eles fiquem na memória mesmo.”

O fator família está sempre presente na Equipe PH. Além de ser mestre e professor, Hildebrando era pai de Alexandre e tio de Norberto. “Ele me dizia que filho de professor não é bom por causa do sangue, ele é bom porque tem que treinar todos os dias, então se não ficar bom é porque não quer”, diz Alexandre. Hoje Norberto mantém a tradição, dando aula para seus filhos Rharison e Erick. Erick diz não ter privilégios por causa do pai. “Quando estamos no tatame ele é o professor. E ele trata a gente igual a todo mundo. Fora do tatame ele é pai”.

A “Família PH” não se preocupa apenas com as habilidades físicas dos seus atletas. A participação dos jovens, presença majoritária nos treinos, em campeonatos está vinculada a resultados satisfatórios na escola. A nota mínima aceitável no boletim é seis para que eles possam participar de competições. Além de um esporte, o jiu-jitsu tem uma filosofia que mostra aos alunos conceitos do esporte como companheirismo, determinação, concentração e superação. O jiu-jitsu prega o respeito e a disciplina, coisas que Alexandre e Norberto, militares da Marinha, entendem muito bem.

E o jiu-jitsu não é território exclusivo dos meninos. Ana Julia Gomes da Silva, de 11 anos, marca presença nos treinos da PH de Edson Passos e além dela, há outras 4 treinando lá. O tamanho não é o mais importante em um esporte, que usa alavancas e golpes de articulações para imobilizar o adversário. O peso e a força do adversário são usados contra ele mesmo. Isso possibilita que um lutador mesmo menor que o oponente consiga vencê-lo. Esse é o conceito de “arte suave”, tradução do termo jiu-jitsu de japonês para português.

A “Família PH” faz seu trabalho, moldando jovens atletas e criando novos campeões. E títulos e conquistas, em grupo ou individuais, não afasta dos mestres ou alunos o sentimento de união . “Não vou falar eu, eu vou falar nós, nós somos uma equipe, uma grande família”, afirmou Mestre Norberto várias vezes durante a entrevista.

Para conhecer mais da “Família PH”, acesse http://www.phjiujitsu.com.br.


Os três núcleos da Equipe PH de jiu-jitsu em Mesquita:


Equipe PH – Sede - Centro de Treinamento: Professor Alexandre - Rua Bernardino Borges dos Reis, 200, Cosmorama, Mesquita. Telefones 2792-4372 7829-8738


Núcleo Edson Passos: Professor Norbert - Rua Lucy Flores, 118, Edson Passos, Mesquita. Academia Espaço Fitness (Antiga Fisiopassos) Telefone 3765-6745


Núcleo Academia Aquatic Center: Professor Pedro Paulo Júnior - Rua Zeferino, 1030, Vila Emil, Mesquita.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI