Nicotina democrática

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

por Jefferson Loyola e Misael


Que a quantidade de jovens que fumam atualmente está aumentando é fato indiscutível. Não precisa nem fazer uma pesquisa para saber disso: basta olhar nas ruas, nas casas noturnas, nas praças e nos colégios. Quais são as causas disso? Seria por causa de um mau exemplo em casa ou seria o convívio com os amigos? O que leva um jovem a começar a utilizar o tabagismo? Essas perguntas são bastante difíceis de serem respondidas, ou até mesmo pode ser que nem se tenha respostas para elas.

Antes mesmo de completar 18 anos, já se podem ver jovens fumando. Uns escondidos de seus familiares, outros que têm o apoio da própria família, e todos eles sabendo que é prejudicial à saúde. “Comecei a fumar devido meus amigos fumarem. Entrei na onda deles e comecei a experimentar, e foi assim que não larguei até hoje”, conta o jovem Eduardo Ceabra, 23 anos.



“Se você fuma, você está na moda ou é descolado, se não, você é careta”. Essa frase já foi dita a muitos jovens em um grupo de amigos, normalmente quando alguns deles fumavam. Porém, foi-se o tempo em que um cigarro na mão era sinônimo de ser "bad boy". Hoje, a nicotina é mais democrática, atinge todas as tribos: playboys, patricinhas, a galera do fundão, "nerds" e skatistas. O cigarro já pegou todo mundo.

Há quem diga que fumar é uma arte. Mas na verdade fumar se tornou algo charmoso entre os jovens. “Acho completamente excitante ver um garoto, bonito lógico, fumando. Demonstra certa virilidade”, explica Fabrine Carvalho, 19 anos. Mas também há quem discorde. “Não acho que jovens fumem por que acham charmoso, muitos recorrem por motivos de stress, ou até mesmo depressão”, afirma Pedro Henrique, estudante de psicologia da UFRRJ (Universidade Rural do Rio de Janeiro).

“No início minha mãe não sabia, pois tinha medo de contar e ela brigar comigo. Passei dois anos fumando escondido até o dia que ela viu o maço na minha mochila e tive que contar”, confessa Priscila Campos, atualmente com 19 anos, que fuma desde os 15. Ela sequer se importa com o fato de o fumo ser proibido nas escolas desde 1997. “Já até fui pega uma vez fumando no banheiro da escola”.

Influência dos pais
Por causa de pressões diárias, em relação à família, estudos e até mesmo trabalho, os jovens procuram no tabagismo uma forma de alívio e relaxamento em relação ao stress. “Fumo pouco, mas quando estou em dias de provas na escola fumo mais que o normal. O cigarro me ajuda a concentrar nos estudos e assim consigo focar mais nos livros e em toda a matéria”, diz a estudante Carolina Oliveira, 16 anos.

Os pais também podem ser influências para seus filhos começarem a fumar, pois vê-los pode despertar a curiosidade neles. “Desde pequena vejo minha mãe fumando e o jeito que ela ficava calma quando estava com o cigarro na boca. Pensava que devia ser muito bom, por isso comecei a experimentar”, explica Paulo Corrêa, 20 anos, tabagista desde 13.

Proibido para menores de 18 anos. Uma frase que pode causar certo desejo em poder experimentar, já que cigarro é coisa de adulto. “Toda a vez que pedia para fumar a minha mãe, ela nunca deixava e falava que não era para criança. Isso começou a me estimular a querer saber como
era, foi assim que iniciei no tabagismo aos 11 anos”, revela Márcia Soares, 20 anos. Desde que o mundo é mundo, tudo o que um adolescente quer na vida é virar adulto.

Talvez seja essa a respostas de tantos jovens fumando atualmente. Quando adolescentes começam a querer ser adultos e uma das maneiras para mostrar-se como um, seja o cigarro.

3 Comentários:

Carlos Henrique Wolkartt. disse...

Penso existir vários motivos para um jovem começar a fumar. Há países que o tabaco, até mesmo entre crianças, é cultura. Em outrora, o fumo era sinal de elegância. Mas creio que isso não se encaixa no mundo contemporâneo. Conforme a ciência avança, o mundo avança.
Conscientizar é preciso, mas antes de tudo é necessário fazer um estudo amplo para, assim, descobrir donde provém o desejo, principalmente juvenil, em querer dominar o tabaco ou ser dominado por ele.
A questão da elegância pode ser, consideravelmente, excluída, já que todas as classes sociais possuem acesso ao fumo, o que antes não acontecia.
Enfim, para entender esse caso, é preciso um estudo aprofundado. Não adianta colocar avisos nas caixinhas de cigarro. Na minha opinião, isso não resolve nada! É mais uma frescura da burguesia para enrolar a massa populacional. Pura mesquinhez!

Ps.: Parabéns pelo artigo.
(:

Anônimo disse...

Com essa visão de relacionar tudo a "nichos" da juventude, o máximo que você vai concluir é isso mesmo. No entando, tente ver pelo lado de que o cigarro existe, tal como as pessoas existem. Portanto cigarros são fumados e pessoas são fumantes. Não tem mistério.

Alex Santos

Fabio disse...

Como sempre adorando seus textos. Então quer dizer que você já voltou e não me disse nada?! Quando você vai aceitar meu convite, ele sempre estará disponivel para você, ainda não abri mão.
Um grande abraço.
Fabio

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI