Desfile da família

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

por Hosana Souza

Todo brasileiro adora um feriado, não podemos negar. As datas são extremamente aguardadas e com a proximidade do feriadão de 7 de setembro já percebemos as ruas com aquele ar de ansiedade. Os feriados em geral funcionam como uma folga, uma válvula de escape para o estresse do dia-a-dia. Entretanto, o Dia da Pátria tem uma tradição diferente.



A data, que foi instituída como feriado nacional em 1949, marca a proclamação da Independência Política da colônia brasileira em relação à metrópole Portugal, e há anos é comemorada em nosso município com um desfile cívico. Tradicionalmente organizados pelas escolas municipais e de ensino privado, os desfiles caracterizam-se pela presença de uma banda e de várias alas que recontam a história do inicio do país pelas vozes e mãos das crianças e jovens iguaçuanos.

Engana-se quem imagina que o 7 de setembro perdeu sua força. O desfile é aguardado durante todo o ano e exige dedicação dos professores, pais e alunos; que se desdobram com ensaios e confecções de trabalhos e roupas para esta data especial. “É um grande prazer desfilar no feriado”, comenta o estudante Ramon Guedes. “Eu sempre desfilei e continuo participando dos ensaios e da banda. É sempre muito divertido”, diz o jovem de 19 anos, que mesmo depois de concluir o ensino médio ainda participa do desfile com o Instituto Menino Jesus, em Comendador Soares.

“Em diversos municípios, os feriados deixaram de ser vistos como a oportunidade de unir a família; hoje os filhos estão em um canto, os pais viajam para outro, nessa sociedade moderna o distanciamento tem se tornado comum. Entretanto, temos observado que em Nova Iguaçu, principalmente nos bairros que não são tão ligados ao centro, o 7 de setembro ainda permanece com um caráter de soma de forças”, explica a subsecretária de Cultura e Turismo Verônica Nascimento. “Aqui nós temos uma grande tradição em semana cívica, desfile. O grande diferencial para 2010 é a proposta de ampliar essa união, como por exemplo levando os pais para participar também – comumente há apenas a participação de mães, tias e avós que acompanham as crianças”.

E para que o 7 de setembro se torne o grande feriado da família iguaçuana, a semana cívica promete grandes inovações, começando pela parceria entre as Secretarias de Educação (SEMED), Cultura (SEMCTUR), Esporte (SEMEL) e de Assistência Social (SEMASPV). “É muito importante e próspera essa ligação entre as secretarias. A SEMCTUR até tinha participação na semana cívica, como, por exemplo, ceder estagiários para o evento. Mas esse ano, nossa participação é efetiva, principalmente no encerramento”, conta Verônica Nascimento.

A comemoração do feriado começou ontem no Paço Municipal, com a abertura oficial do evento, que contou com a participação de personalidades como a cantora e diretora da Biblioteca Municipal Profº Cial Brito, Malena Xavier. E continuará através dos tradicionais desfiles pelos bairros de Cabuçu, Miguel Couto, Posse, Rancho Novo, Vila de Cava, Tinguá, Comendador Soares e Austin.

“Nesses bairros em especial, a semana da pátria já é uma referência. Eu lembro da minha época em desfiles pelo centro, estudei no Monteiro Lobato, mas lembro, também, de minha irmã e depois de minhas sobrinhas e filhas, desfilando aqui no centro de Comendador Soares”, comenta o professor de educação física Renato Souza. “A intenção do evento é muito maior do que cumprir uma obrigação escolar, ou reviver um momento tão importante para nossa construção histórica como Brasil, esse evento é na realidade um grande encontro entre a comunidade bairro, a comunidade escola e a comunidade família”.

Outra novidade para o 7 de setembro de 2010 é que as alas do desfile serão compostas pelos trabalhos já desenvolvidos nas oficinas do Bairro Escola, misturando a história da data com o tema central do ano, que é o Meio Ambiente e a Biodiversidade.

“É sempre muito corrido e cansativo; montar roupa, ver detalhes, fazer a criança ficar parada, marchar no sol, entre tantas outras coisas. Mas é muito prazeroso também”, explica a ex-professora Fátima Pimentel, que já participou de muitos desfiles com suas turmas e seus filhos, e agora se prepara para o primeiro desfile da neta, de quatro anos. “No fundo, no fundo, a gente adora essas coisas, reclama, mas adora. Do contrário, eu não me meteria de novo”, diz entre risos.

O encerramento da grande festa será na Via Light – entre as ruas Celino Pereira e Luiz de Lima – no dia 7 de setembro, a partir das 8 horas da manhã. Após o desfile, haverá oficinas com a participação dos Pontinhos de Cultura, que ministrarão arte circense, capoeira, confecção de instrumentos e utensílios através da reciclagem, oficinas de beat box, além da apresentação de alguns grupos. Haverá, também, atendimentos à saúde, emissão de documentos e atividades esportivas para todos os gostos.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI