Cidade é Espaço Público

terça-feira, 23 de novembro de 2010

por Larissa Leotério


Está oficialmente aberto o 1º Encontro de Cidade e Cultura. Acontecendo no campus do Flamengo na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o evento propõe dois dias de debates com os temas: 'Espaço Público e Memória', 'Espaço Público e Cultura' e 'Espaço público e diversidade'.

A abertura do evento contou com a presença de Regina Helena Alves, Lilian Fessler Vaz, Paola B. Jacques, além da representante da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Marcia Ferran.

Marcia Ferran inicia falando sobre a atual preocupação com o tema cidade e dos planos de políticas públicas para a arquitetura e fenômenos urbanos. Ela comenta da importância da discussão do espaço urbano para além da ação do Iphan num espaço de saber acumulado como o da UFRJ. Oportunidade para falar sobre o Programa Culturas Urbanas e Cidades Criativas.


Aproveitando o ensejo da questão universitária, Marcia Ferran fala sobre a parceria entre o MINC e o CAP, que tem missões inicias diferentes, mas podem perceber juntos onde está a falha na comunicação com a Cultura. Além disso, a representante do MINC aponta a necessidade de incentivo as bolsas de pesquisa, extensão e doutorado em Cultura. Ela conta que é necessário entrelaçar os temas de políticas públicas aos Editais.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI