Natal das chances

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

por Leandro Oliveira

Na tarde do dia sete de dezembro de 2010, mais um dia do evento natalino e em favor da cultura promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Por todo o pátio do paço, projetos das escolas municipais sobre a importância do meio ambiente e da reciclagem de material resultaram em belos acessórios de natal.



No palco, as atividades culturais ditavam o ritmo. Uma delas foi o batuque afro do Afoxé MAxambomba, que leva a cultura negra para os alunos da rede de pública de ensino por intermédio do pontinho de cultura.

Como a própria energia dos sons que ali se manifestaram, os passos desta dança não são voltados para o drama , e sim, para a alegria que se torna a essência do trabalho. “Ajudamos as crianças da comunidade, ou qualquer outra pessoa que queira aprender a cultura afro e seguir um rumo legal”, disse Arlene Catendê, uma das diretoras da ong responsável pelo projeto.

A cada jovem se notava um olhar de ansiedade para a apresentação, como se fosse a concentração antes de um importante jogo de futebol. As belas fantasias e tambores se alinhavam para a apresentação e a música com dança já estavam no compasso da melodia de suas vidas. “Pretendo continuar na dança”, diz a jovem dançarina de hip hop Priscilla Venâncio, que desde jovem participa de um grupo cover do RBD. "Essa talvez seja a minha maior chance."

1 Comentários:

O CISIN-Afoxé Maxambomba,agradece a Prefeita Sheyla Gama a oportunidade de mais uma vez nostrar o nosso trabalho de resgate da cultura-afro.
Obrigada Leandro pela máteria!
Feliz 2011 !!!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI