A sangue frio

terça-feira, 31 de agosto de 2010

por Jefferson Loyola


Cada pessoa, mesmo que esteja atrás de uma grade, dentro de uma cela, teve uma história para estar ali, uma vida antes de tudo. Olhar para qualquer um que esteja nesta situação e condená-lo assassino é um erro, e mesmo que seja, por trás de cada passo, de cada dia, existe um ser humano. Os meus olhos se voltarão de maneira diferente para o filme, após eu saber coisas de amigos que visitaram presos na carceragem de Nova Iguaçu, junto de um projeto chamado Livro Livre.

“Infamous (Confidencial)”, última película exibida no primeiro dia da Semana da Diversidade de Nova Iguaçu, 31 de agosto, encerrou-o com chave de ouro, mesmo com poucas pessoas dentro do teatro. Baseado em um brutal assassinato de uma família no Texas, conteúdo do livro de George Plimpton. "Confidencial" é mais um filme sobre a vida do escritor americano Truman Capote, um belo filme por sinal.

Viagem pela (Trans)América

por Jefferson Loyola

“Transamerica (Transamérica)” foi o longa exibido às 17h do primeiro dia da Semana da Diversidade de Nova Iguaçu. A película me surpreendeu ao contar a história da transexual Sabrina Bree Osbourne (Felicity Huffman), nascido Stanley Osbourne. Ela está prestes a conseguir a autorização de sua psicóloga para fazer a cirurgia de troca de sexo. Transexualismo é um transtorno de identidade sexual no qual a pessoa abomina seus órgãos sexuais. Ao tratar com muita compaixão e tolerância esta questão, o filme faz com que o público olhe com outros olhos para o personagem.

Apenas 3 segundos

por Jefferson Loyola

31 de agosto, terça-feira. Plateia pequena e um ótimo filme. Exibido às 15h no Espaço de Cultura Sylvio Monteiro, “Goldfish memory (Todas as cores do amor)” trata com bastante clareza e objetividade as questões do amor dos dias ‘modernos’, principalmente dos relacionamentos homossexuais. 

É incrível perceber como as vidas dos personagens, que não são poucos, vão se entrelaçando de maneira suave e bastante rítmica. Essa produção irlandesa de 2003 trata da questão da descoberta da homossexualidade dentro de uma relação hetero, um filho em uma relação lésbica e um professor universitário quase quarentão fugindo do amor.

Plateia pequena, mas tocada

por Lucas Lima

A tarde do primeiro dia da Semana da Cidadania LGBT segue no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro com a exibição simultÂnea dos filmes “Uma família bem diferente” e “Todas as cores do amor”. Com um público ainda bastante reduzido, os filmes emocionaram a plateia.

Parada de sucesso

por Jefferson Loyola


A 7ª Parada do Orgulho LGBT de Nova Iguaçu trouxe um colorido todo especial à cidade no último domingo, dia 29 de agosto. Seis trios elétricos arrastaram uma multidão pela Via Light, no Centro da cidade, até as 23h. Cerca de 80 mil pessoas passaram pelo local e todas se jogavam ao som de house music ao funk.

Mentes impermeáveis

por Lucas Lima

Mesa de café da manhã montada, filme rolando e uma pessoa no teatro do Sylvio Monteiro, sim, uma pessoa. Esse foi o cenário da manhã do 1º dia da semana da cidadania LGBT. Além dos membros do grupo 28 de junho, organizador do evento, apenas uma pessoa estava presente na exibição do filme “Garota Interrompida”.

“Se tivesse música alta e bebida o espaço tinha lotado às 9h da manhã”, contou com pesar o diretor cultural do grupo, Paullo Vieira. “Não consigo entender essas mentes impermeabilizadas que as pessoas têm, que não deixam entrar nada de bom e produtivo”.

Formadores de opinião

por Lucas Lima

Aconteceu no ultimo domingo, dia 29, a 7º Parada do orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) do município de Nova Iguaçu. O evento reuniu cerca de 75 mil pessoas e seis trios elétricos na Via Light, centro da cidade. O evento serviu como abertura da 1º Semana da Cidadania LGBT.

“É um evento importante para a cidade, não só para o público LGBT, mas para a população como um todo. Produzimos a semana como forma de conscientização e espaço de integração da sociedade”, declarou Paullo Vieira, 31 anos, diretor cultural do grupo 28 de junho. “Fizemos alta divulgação da semana na parada para poder alcançar um público maior. Focamos também em um público de estudantes do curso normal, pois elas são multiplicadoras e formadoras de opinião”.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI