Jornada Cultural chega à 5ª edição

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

por Juliana Portella


O Rapper BNegão e sua banda fazem show de graça sexta-feira às 20h30

Vários grupos artísticos da Baixada fluminense participarão da 5ª edição da Jornada Cultural, que será realizada no Sesc de Duque de Caxias, nesta sexta e sábado. No primeiro dia as atividades começam às 15h, com exposição de livros de autores da Baixada Fluminense. Música, dança e debates sobre o cenário cultural da região são algumas atrações. Às 20h30 o rapper BNegão  faz show de graça, com apresentação de Léo Almeida.

No sábado, a programação tem início às 10h. A presença de um público vindo de municípios como Nova Iguaçu,  São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias, será encarada como uma oportunidade de diálogo único. É hora de discutir e respirar cultura da Baixada na Baixada. Ter um público protagonista que fortaleça suas iniciativas e apresentem seus trabalhos.  Não fique de fora.  Para mais informações, ligue: 3659-8377/8412

Migração Ilegal

por Juliana Portella

Rio, novembro de 2010. Duas facções que guerreavam pelo controle das favelas do Rio se uniram na tentativa de impedir a pacificação de mais favelas e estão por trás de uma onda de terror que parou o Estado do Rio de Janeiro. Evidentemente, com todos esses acontecimentos, eu não tive dúvidas que isso se estenderia a Baixada Fluminense que foi - ou talvez ainda seja - uma região muito violenta. E aqui meu amigo, não tem o Bope nem UPP.

A vitória, uma semana depois, ainda não é definitiva. O Poder Público ainda mantém a ocupação da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão. O policiamento reforçado nas ruas e as operações policiais parecem conseguir conter a onda de violência no Rio. Três dos grandes chefões ainda são procurados. Pelas várias vielas do Complexo do Alemão a polícia ainda trabalha. Parece que é a chegada da tão sonhada paz  nas favelas do Rio. Mas o que me preocupa é a possibilidade desse crime organizado mudar de lugar. Há rumores de que bandidos que conseguiram fugir a caça policial estejam migrando para a Baixada Fluminense. Mais precisamente para os Municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias, que têm um histórico associado ao tráfico de drogas e são os municípios onde eu trabalho e estudo.

Espero que tudo fique bem e que a minha historicamente desfavorecida Baixada Fluminense não seja esquecida e volte a ser mundialmente conhecida como a região do crime.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI