Caiu na rede

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

por Felippe Horsth


O que pensamos quando nos encontramos comprando redes, mantas e até mesmo toalhas de mesa? Jânio, um jovem de apenas 17 anos mais conhecido pelos clientes e amigos por Pará, conta como é o verdadeiro processo percorrido pelos paraibanos que saem de suas cidades de origem e vêm para o Rio de Janeiro trabalhar como ambulantes.

Na Paraíba, certos comerciantes procuram pessoas que se interessam em pegar um valor em dinheiro emprestado. "Nós pagamos com nosso trabalho", conta ele, que chegou ao Rio de Janeiro depois de uma viagem de três dias e três noites em um caminhão. Para ele, no entanto, o maior problema é a distância da família.



Com seu forte sotaque paraibano, Pará conta que usou o dinheiro conseguido com um comerciante de sua terra natal para se divertir em cima de uma moto e "com outras bobeiras" de que não se lembra.

No Rio de janeiro, esses vendedores de rede se reúnem à noite em um alojamento de propriedade do comerciante para o qual trabalham. As mercadorias que revendem também são entregues nesse alojamento. "Não ficamos com quase nada do nosso lucro, porque a maior parte vai para pagar a dívida e para cobrir nossos custos, como alimentação e material de higiene", conta o vendedor.

Apesar do contrato de trabalho pouco vantajoso, Pará não pretende ficar na Paraíba quando saldar sua dívida. "Vou pegar um novo empréstimo, curtir a vida e voltar para o Rio de Janeiro ou para a cidade que o patrão escolher."


Nem todos os vendedores estão tão satisfeitos com esse tipo de atividade. Esse é o caso do também paraibano Alfredo, que, hoje com 35 anos, diz que não repetiria o erro que o obriga a ficar longe cerca de seis meses de seus três filhos. "Tenho uma dívida muito alta com os meus patrões", conta o vendedor, que faz breves visitas a seus familiares. "Acho que fui iludido, pois, ao pegar o dinheiro emprestado, me disseram que conseguiria mudar de vida e ainda conheceria outras cidades."

1 Comentários:

Lucas Lima! disse...

Boa escrita, começando bem. Seja bem vindo seu lindo!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI