Custe o que custar

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

por Hosana Souza


“Não há nada mais sério do que brincar”. Eis a frase norte de todos os estagiários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que começarão na próxima segunda, 17, a maratona do terceiro ano de Recreio nas Férias. “Esse ano nós estamos fazendo puramente na garra. Nós estamos totalmente sem recursos, a secretaria passa por uma transição, perdemos quase trezentos estagiários, mas as crianças terão o projeto, isso eu garanto”, explica Josedina Ribeiro.

O projeto “Recreio ns Férias” é organizado pela Secretaria de Educação (SEMED) em parceria com a Secretaria de Esportes (SEMEL) e a Secretaria de Cultura e Turismo (SEMCTUR). Ele visa o resgate da atitude mais simples da infância, o brincar, por vezes esquecida em meio aos problemas ou às tecnologias. “A gente tem que botar as crianças pra brincar, pra correr, pintar, colocar os pés no chão. Na minha época nós éramos arteiros, brincávamos na rua, hoje isso esta um pouco esquecido”, afirma Sandra Mônica.



Para trabalhar nessa busca pelo resgate do afeto e da simplicidade em ser criança foram convocados todos os estagiários do Bairro Escola e da Cidade Universitária. Eles se dividirão entre as escolas municipais, esse ano em um novo esquema. “Como nós estamos sem muitos recursos e temos que arcar com alimentação e material, optamos por apenas uma escola por URG, totalizando 17 escolas participantes do projeto”, conta Josedina.

A colônia de férias terá a duração de duas semanas e as crianças podem esperar muita diversão com oficinas de contação de história, de maquiagem, de construção de brinquedos e massinha de modelar comestível, além de brincadeiras, exibição de filmes e as tradicionais oficinas da cultura de incentivo à palavra e construção da horta.

Andréia Lopes, 28 anos, estudante de Pedagogia na Estácio, confessa a ansiedade por mais um Recreio nas Férias. “Estou muito nervosa, espero que dê tudo certo, assim como no ano passado”, revela. “Esse ano vou para o Monteiro Lobato aqui no centro, mas ano passado eu terminei em uma escola muito longe, lá dentro de Austin, depois da Fábrica da Coca-Cola”.

E para fechar com chave de ouro está sendo planejada para o dia 28 de janeiro uma grande oficina de cordel com o Pontinho de Cultura “Cordel com a Corda Toda”, ensinando a garotada a produzir seus próprios versos, além do show com o repentista Jota Rodrigues. Haverá também atividades livres e exposições de trabalhos, resgatando literalmente as raízes das crianças.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI