Regida por mulheres

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

por Jefferson Loyola


Um dos fatos marcantes na cultura iguaçuana foi à saída do ex-secretário de cultura Marcus Vinicius Faustini. Este acontecimento foi seguido pela também saída de Lindberg Farias, em abril de 2010, pois vinha disputando a vaga de senador do estado do Rio de Janeiro e deveria abdicar de sua posse como prefeito. Após estas duas lamentáveis perdas, Écio Salles, o então braço direito de Marcus e secretário-adjunto, foi apontado pela atual prefeita, Sheila Gama, como o novo secretário de cultura do município. Fato consumado no dia 21 de junho de 2010, onde ocorreu no espaço de cultura Sylvio Monteiro a comemoração da nomeação do mesmo, marcando o início de uma nova gestão.

A notícia que Écio Salles estava ocupando o cargo de novo secretário confortou todos os produtores culturais da cidade, pois nele depositavam a esperança de que Nova Iguaçu iria continuar sendo a locomotiva cultural da Baixada Fluminense e que as ações que vinham ocorrendo na gestão de Faustine, não parariam. Aliás, o braço direito do antigo secretário conhecia todos os métodos que ele utilizava e assim tornava-se mais prático continuar a progredir. Hoje, em menos de sete meses de gestão, Écio faz parte dos tantos ex-secretários de cultura que passaram pelo município. Sua saída ocorreu devido Faustine tê-lo convidado para trabalhar junto dele na secretária do estado, iniciando esta nova etapa na ultima segunda-feira, 24 de janeiro.

Eis que Nova Iguaçu fica a deriva cultural novamente e uma ‘figurinha repetida no blog’, como ela mesma diria, resgata a cidade. Figurinha repetida por que tem um grande envolvimento com a cultura e pelo seu empenho contínuo no município, ou seja, substituirá tão bem quanto os antigos secretários de cultura. Silvia Regina, atriz e produtora de cultura, conhecida por todos através do seu engajamento cultural, visto principalmente no Sylvio Monteiro, é a nova secretária de cultura de Nova Iguaçu.

A sua vida cultural com a região começou a se desenhar aos 18 anos quando freqüentava o Arcádia Iguaçuano. Dedicando a sua vida ao teatro, Silvia entrou para a Martins Pena. “Mesmo fazendo teatro no centro do Rio de Janeiro, nunca larguei Nova Iguaçu”, afirmou. Trabalhou durante muito tempo com teatro de rua, como produtora cultural, na organização do carnaval da cidade, como secretária-adjunta, e tantas outras coisas. Depois de presenciar várias gestões no município, estando sempre à frente do Sylvio Monteiro, chegou sua vez. Somente esperar a posse oficial.

Costumando dizer que: ‘Vocês passarão. Eu passarinho’; Foi de grão em grão – de alpiste – que ela fez sua história em Nova Iguaçu e participou na construção histórica da cidade, pois não tem como esquecer esse personagem tão importante no município. Além de ter Sheila Gama como prefeita, agora a cultura é regida por mulheres: Silvia Regina (Secretária de Cultura) e Ivone Landim (Presidenta do Conselho Municipal de Cultura). 2011 ficará marcado no relicário da cidade.

2 Comentários:

Yasmin Thayná disse...

Ivone Landim presidenta do conselho, Silvia Regina Secretária de Cultura, Ana Buarque de Hollanda Ministra da Cultura e Dilma Rousseff presidenta do Brasil. Quer mais o que? Vivaaaaa as mulheres!

Caroline Carelli disse...

Bem Vinda a nova secretaria de Cultura de Nova Iguaçu Silvia Regina, esperamos que ela de continuidade ao que o M, Faustine Iniciou e o Ecio continuou muito bem;
pois cultura igual a de nova iguaçu não tem!
Vamos que vamos que a cultura não pode parar!
Nova Iguaçu é Cultura, e Poe cultura nisso.

Parabéns ao Jefferson Loyola pelo Texto

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI