Uma tarde de resgate

domingo, 16 de janeiro de 2011

por Lucas Lima



A tarde do dia de comemoração do aniversário de Nova Iguaçu aconteceu na casa de cultura Sylvio Monteiro, no centro da cidade, na tarde do ultimo sábado. A prefeita Sheila Gama esteve presente junto a um grupo de pessoas suficiente para lotar o teatro do local.

Mesmo a uma hora de atraso não tirou o interesse dos presentes em verem a exposição de objetos, relíquias e documentos históricos do acervo do IHGNI, Instituto Histórico Geográfico de Nova Iguaçu, esse que foi o primeiro evento da tarde. “Acho importante essa exposição, porque esses objetos antigos contam parte da história do município que a maioria esmagadora não conhece”, conta o universitário Zeh Alves, 21 anos. O Instituto tem entre seus fundadores o professor de História Ney Alberto, organizador do evento.

Em seguida aconteceu a apresentação da peça “De Iguassú velha à Nova Iguaçu”, de autoria também do professor Ney. A mesma conta a história da cidade, e todo o seu processo de formação. O ator Tiago Costa conta que sempre foi um sonho encenar uma peça que contasse a história de Nova Iguaçu. “Um dia lemos um cordel do Mestre Azulão que contava a história da Baixada Fluminense. Nós pegamos e montamos isso junto com uma diretora. Mas durante a mudança de governo, o Mestre não quis que o seu cordel fosse lido por mais ninguém”, conta.

Durante uma conversa com o professor, ele se dispôs a fazer um texto especialmente para a Cia teatral Fios da Roca. “Demoramos um processo de 6 meses, pesquisando fotografias, vídeos, etc. O espetáculo já é apresentado há 3 anos, mas tivemos que fazer uma parada de 7 meses para fazer algumas mudanças em algumas coisas e estamos reinaugurando ela hoje. Já apresentamos em outros municípios, e agora pretendemos fazer um circuito escola, apresentando a peça em todas as escolas municipais de Nova Iguaçu”, conclui.

A Cia já teve um número de 90 pessoas, mas elas foram saindo e ficamos apenas eu, Tiago e a Claudina”, conta Marcio Guedes, 33, ator da Cia que completa seus 13 anos nesse 2011. “A emoção pra mim é muito grande, porque eu sou o único dos três que nasceu e cresceu aqui em Nova Iguaçu. Quando surgiu a idéia de montar um espetáculo assim, ela partiu de mim e de outra amiga que é professora assim como eu. Sempre estudei em escola publica e nunca tive conhecimento nenhum sobre a historia de Nova Iguaçu, a idéia surgiu daí e hoje estou muito emocionado”.

Os atores dedicaram o espetáculo ao empresário Calos Marques Rollo, que faleceu nessa semana. Logo após, a prefeita foi chamada ao palco para realizar a entrega dos prêmios do concurso Natal dos Sonhos, onde pessoas apresentaram suas casas com decorações natalinas. As mais criativas, bonitas e bem elaboradas foram de Bernardete Ferreira, Maria do Céu Couto e Josiane Rodrigues que foram contempladas com os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Segundo Bernadete, 47, sua intenção foi a de resgatar o espírito natalino que hoje quase não existe mais. “As pessoas hoje vivem no corre corre, e encaram o natal como uma dia comum, mas para mim o natal é uma data muito especial, por isso eu tento resgatar esse espírito das pessoas. Com a vida corrida, as pessoas esqueceram do natal” conta.

Bernadete conheceu o concurso pelo jornal e resolveu sozinha se inscrever, a assim idealizou e executou todo o processo. “Eu gosto muito de artesanato e já ornamento a minha casa há três anos, nunca tive ajuda de ninguém. As pessoas gostam da decoração, e as crianças ficam sorridentes, os vizinhos gostam de ter um diferencial na rua” conclui.

Sheila Gama entregou em mãos o prêmio a Bernadete e disse gostar muito de natal. Já em relação ao aniversário da cidade, a prefeita disse ser muito importante esse processo de resgate da memória. “É preciso resgatar a nossa história, que é uma história incrível e belíssima, isso leva a elevação da auto estima do povo em relação a nossa cidade, uma vez que muitas pessoas não sabem e não conhecem uma história tão rica”, disse.

O vídeo com as casas participantes do concurso Natal dos Sonhos se encontra no link: http://www.youtube.com/watch?v=iqGL3O2ArIU

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI