A família do Piam

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

por Dandara Guerra e Luiz Gabriel

As crianças de hoje em dia só querem saber de computador. Até parece que quem não tem uma máquina possante não pode se divertir. Esta realidade é diferente quando descobrimos o espaço Donana, no Piam, na periferia de Belford Roxo. O projeto Cine Clube integra as crianças do bairro através da cultura, dando aulas de teatro e exibindo filmes infantis.

Quem coordena os trabalhos é a jovem repórter Josy Antunes, uma moradora de Belford Roxo de 20 anos, que conheceu o centro cultural ao fazer uma matéria para o nosso blog. “Vim cobrir o Cine Rock, que era um evento inédito sobre cinema e música com o qual o Dida Nascimento estava reativando o espaço", diz a jovem repórter, que até aquele momento não conhecia o Donana.

Josy Antunes encontrou motivação na própria história pessoal. “Quando era criança, meus pais não podiam me levar aos cinemas como do Top-Shopping e do Carrefour", lembra-se ela, que sonhava com um cinema no seu bairro. É por isso que, faça chuva ou faça sol, ela se desloca para a Rua Aguapeí, em geral na companhia do namorado, o designer Diego Jovanholi.

A mais recente aquisição do espaço é o também jovem repórter Felippe Horsth, que está dando aula de artes cênicas para as crianças. “Estou muito contente em poder contribuir de alguma forma para o bem-estar das crianças, que necessitam de atenção”, diz ele, que recorre aos contos de fadas para prender a atenção delas. “Mesmo sendo agitados, eles ficam calmos na hora de criar personagens como bruxas e príncipes”. Felippe também faz uso de desenhos.

As crianças têm sede de diversão, são inquietas e geralmente não têm paciência para esperar. “Eu amo a oficina de cinema", diz Ester, uma menina de seis anos que não gosta das prolongadas oficinas de literatura que antecedem o trabalho com elas. Quem também fica impaciente é Cauã, de 6 anos. “Fico triste quando demora muito a começar as brincadeiras”.

As brincadeiras da "tia Josy" e do "tio Felippe" ficam mais animadas com os doces e sacos de pipoca. Que o diga Andressa, de 9 anos, que há dois domingos assistiu ao filme da princesa Ariel com "bastante pipoca”.

Para os vizinhos, o cine-clube faz toda a diferença. “Adoro quando minha filha está lá, pois ela se diverte e ao mesmo tempo aprende cidadania", diz Dona Maria, que conhece Dida Nascimento de longa data. Para ela, mais do que um projeto social, o espaço Donana é uma grande familia.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI