A esperteza do João Grilo

quinta-feira, 24 de março de 2011

por Leandro Oliveira de Aguiar

Nascido em Nilópolis mas desde os nove anos em Austin, o estudante de história Raphael Ruvenal, 22 anos, é filho de uma empregada domestica com uma funcionário publico capazes de passar privações para que ele pudesse estudar em boas escolas. “Sempre vivi um pouco de dois mundos: no colégio, convivia com filhos de gente graúda de Nova Iguaçu, mas em casa minha realidade era bem diferente.”

Para chamar a atenção das gatas do colégio e garantir seu espaço num lugar heterogêneo, Raphael Ruvenal recorreu à filosofia de vida resumida na frase “a esperteza é a arma do pobre”, que descobriu em João Grilo, personagem principal de Auto da Compadecida, peça de Ariano Suassuna que já teve mais de uma adaptação para cinema e televisão. "João Grilo é meu personagem favorito da literatura brasileira", conta Ruvenal.

O exercício da esperteza foi colocado em prática principalmente na difícil tarefa de fazer programas com as burguesinhas da escola com apenas R$ 5 no bolso. “Toda hora percebia que ela iria dar alguma sugestão que não podia pagar e eu desviava o assunto", conta ele, rindo. A solução encontrada foi convidá-la para uma casquinha, mas, depois de conseguir um beijo, ele foi até o banheiro ligar para um amigo, pedindo-lhe para que retornasse para seu celular com uma desculpa de algo urgente. "No final, paguei a passagem dela e ainda tive de pedir carona no ônibus pra voltar pra casa”, conta ele, sem saber se deveria ter vergonha ou orgulho do episódio.

O estudante de história da Gama Filho, que escolheu o curso como uma forma de entender melhor o mundo que o cerca, também teve que dar seu jeito para manter o hábito de leitura, principalmente de jornais. "Economizava na merenda", confessa. ”Não é à toa que parei no projeto do Jovem Repórter, pois preciso desse ambiente cultural.”

Tornou-se um militante do Partido dos Trabalhadores aos 17 anos, mas embora tenha entrado nesse universo por causa da sua identificação com as camadas mais pobres da população, mas o ambiente da política mais uma vez o colocou em contato com gente ilustre. “Já viajei por todo o país para participar de congressos e conheci gente de todo tipo", conta ele, que pode incluir nessa lista políticos famosos como Sérgio Cabral, Lindberg Farias e Benedita da Silva. Nenhum desses encontros o deixou tão impactado quanto o que teve com o então presidente Luis Inácio Lula da Silva. "Publiquei a foto que tirei com ele, que para mim é um troféu, no meu Orkut."

Raphael Ruvenal tem uma lembrança viva do dia em que pode abraçar seu ídolo, no primeiro evento oficial de campanha eleitoral que culminou com a vitória da então candidata Dilma Rousseff, em uma chuvosa noite na Cinelândia. “Quando os candidatos chegaram, parecia que a estrela era só o Lula, que com seu jeito cativante deixou a multidão mais encantada, apesar da chuva forte“, conta com um brilho nos olhos. Terminado o evento, o Presidente se aproximou do público que se espremia nas grades que separavam o povo do palanque. ”Num gesto de atenção e de ouvidos pronto para a militância, ele me deu um abraço emocionado, que ficou registrado pra sempre na foto do próprio fotógrafo do partido.“

Nessas viagens, já passou por enormes apertos e situações inusitadas. Uma dessas vezes foi em Brasília, quando a namorada, militante como ele, resolveu ficar na cidade porque não queria viajar a seu lado depois de uma briga mais áspera. Como explicar para os pais dela que a sua filha queridinha estava há milhares de quilômetros? “Lembro que ficamos discutindo em frente ao juizado de menores e eu, que já era de maior, suava frio a cada chilique que ela dava, ameaçando ficar por lá.” Aquele foi o momento mais tenso de sua vida.

Nosso João Grilo está planejando uma viagem para o Acre, onde pretende viver com uma paixão que conheceu por acaso numa comunidade da juventude do PT . “Visitei o Orkut dela e ela me retribuiu com um scrap", conta ele, que não esperava que a partir de então passasse a se corresponder diariamente com ela. "No carnaval ela desembarcou no Rio e começamos o namoro, agora penso em ir morar com ela e construir uma vida por lá“, conta no mesmo jeito impulsivo que gosta de se articular e levar a vida.

2 Comentários:

matheus disse...

Amigos do Cultura NI, vocês não estão sabendo de nada do fundo de cultura? Já que esse é o blog de cultura de Nova Iguaçu, seria legal trazer algumas informações sobre isso!

Forte abraço.

Hosana Souza disse...

Olá Matheus! Obrigada pela sugestão e garanto que em pouco tempo estaremos atualizando as noticias do fundo por aqui. Sempre que desejar sugira matérias em culturani@ymail.com. Abraço

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI