Essência do carnaval de rua

sexta-feira, 4 de março de 2011

por Felipe Branco

Carnaval é época de engarrafar a Rio-Manilha rumo à Região dos Lagos ou de seguir a moda, indo curtir  os badalados blocos de rua no Centro do Rio. Mas e quem fica na Baixada? E quem não tem grana para bancar um engarrafamento para Arraial, Cabo Frio ou Rio das Ostras, nem tem disposição de se aventurar nos blocos cariocas?

O morador “classe média” da Baixada tem um certo complexo de vira-lata, que cisma de achar que o dos outros é melhor. Chega fevereiro ou março, como neste ano, o cidadão médio começa a se agitar para sair do seu ambiente, tentando ser feliz nas praias das cidades além dos pedágios, ou tenta ser descolado e carioca curtindo o Cordão do Bola Preta ou o Suvaco de Cristo, sem muita opção para mijar.



Existe carnaval na Baixada. Carnaval de rua mesmo, como antigamente. Carnaval de subúrbio, mesmo que esteja morrendo aos poucos, mas ainda existe. Em vários municípios, tem blocos de rua que sempre alegram por onde passam, muitos ainda tem grupos de bate-bolas e clóvis. Segundo as más línguas, Queimados tem a fama de ter o melhor carnaval da Baixada. A dúvida é como uma cidade pequena e tida como dormitório ostenta a alcunha de melhor carnaval de rua da Baixada.

É difícil lutar contra a tendência e até o instinto de viajar, mas o carnaval local ainda guarda a essência do carnaval de rua, com bate-bolas e clóvis, blocos de rua e, como não poderia deixar de ser, a bagunça inerente ao chamado período de momo. Além disso, há a Corte Momesca do Carnaval, com rei, rainha, primeira e segunda princesas e o cidadão do samba.

O Festival de Verão e Carnaval tem atrações de sucesso apresentando-se gratuitamente na principal praça, a Praça dos Eucaliptos. Depois da grande apresentação de Dudu Nobre na noite de ontem, teremos, a partir de hoje, Elymar Santos nesta sexta-feira, os grupos de pagode Jeito Moleque (sábado), Pique Novo (domingo), Swing Simpatia (segunda) e, para fechar a festa, o grupo Bom Gosto (terça). A praça, principal local das atividades, fica lotada todos os dias do feriado.

Simplesmente o carnaval é tido como o melhor porque se mantém como carnaval, ou seja, ainda há pessoas que ficam na cidade (seja lá porque motivo for), que se dispõem a fazer um carnaval alegre e simples. A Prefeitura tem papel importante na organização das atrações, mas não é tudo. Afinal, o carnaval é feito por quem se dispõe a foliar e não se seduz com praia ou com os blocos cariocas.

1 Comentários:

Vocês poderiam fazer a matéria sobre o desfile da Leão de Nova Iguaçu em 1991 no grupo Especial.Se passaram 20 anos que a Leão homenageou a saudosa novelista Janete Clair.Poderia entrevistar as pessoas que participaram desse evento,como foi essa emoção.Valeria a pena

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI