CulturaNI em números

sábado, 30 de abril de 2011

por Josy Antunes

Desde julho de 2010, a equipe de jovens repórteres do CulturaNI acompanha as estatísticas do blog através da ferramenta Google Analytics, que dá acesso a informações como "número de visitas", "tempo médio no site" e "origens de tráfego", além de uma série de gráficos que permitem ter real noção da capacidade de alcance de nossos textos.
Agora, no finalzinho de abril de 2011, ainda no clima da milésima postagem, faremos um passeio pelos 10 meses de "Analytics", relembrando as matérias mais lidas e conferindo os números dessa trajetória.
Vale lembrar que:
1. Os jovens repórteres de Nova Iguaçu utilizam o http://culturani.blogspot.com desde setembro de 2009, portanto, todos os números anteriores a julho de 2010 não estão contabilizados.
2. Antes do http://culturani.blogspot.com existia o http://jovemreporter.blogspot.com, com publicações desde agosto de 2007. E que houve ainda o http://minharuatemhistoria.blogspot.com. Mas, a partir daí, já são outras histórias, que estão resumidas em textos como o "Nossa milésima postagem", de autoria da Jésica Oliveira ou em "A dona do Sollyorks", que traça um paralelo entre a história do projeto e a vida da repórter Marrentinha.

A história de hoje, como já dito, começa em julho de 2010, numa síntese sobre a Geração Delírio, intitulada "Tribo Urbana". A matéria da repórter Dannis Heringer recebeu 225 acessos, no mês em que foi publicada, e 34 comentários. O texto ainda se manteve como o mais lido no mês de agosto, com 210 visitas.

Já em setembro de 2010, a matéria mais acessada se iniciava com a frase "As novas gerações precisam entrar em contato com os antigos heróis da cultura da Baixada Fluminense" e foi fruto de um papo entre a repórter Larissa Leotério e o professor de história Fábio Branco, tendo por tema o filme "Casa da Pantera", dirigido por Branco. "Certidão iguaçuana" recebeu 146 visitas no mês de setembro e 7 comentários.

Outubro de 2010 ficou marcado pela banda Maldita e por uma promoção de CD's lançada pela repórter Mayara Freire. O curioso é que a publicação é datada de julho de 2010, quando o grupo se apresentou no Studio B, em Nova Iguaçu. "Na verdade, sei que tem muitos fãs do maldita como eu. A entrevista foi muito profunda em relação a conhecer mais os propósitos da banda, por isso, acho que as pessoas procuram a matéria. Eles são misteriosos demais", contou Mayara, que produziu duas matérias sobre a Maldita: Uma pré e outra pós show. "Foi uma das matérias que mais senti prazer em fazer", declara a jornalista e atual conselheira de cultura de Nova Iguaçu, apontando também para o sucesso que promoções em blogs costumam fazer.

"Performance maldita" recebeu 127 acessos em outubro, 7 comentários e lidera o ranking das matérias mais lidas até hoje, já que recebe um grande número de visitas por mês.
Em dezembro do mesmo ano, foi a mais lida, com 119 visitas, voltando em março de 2011, com 116.

No mês seguinte, novembro de 2010, o registro do evento “Genética Cultural”, realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro recebeu 135 visitas e 8 comentários. A Matéria "Genética da Baixada" teve autoria de Vinícius Tomás.

Mesmo tendo sido publicado em no final de janeiro de 2011 - dia 28 -, o emocionante texto "Espelho", de Fernando Fonseca, foi o mais acessado do mês, com 102 visitas e 37 comentários. Fernando, estudante de Publicidade, é autor das matérias mais comentadas do blog.

Os leitores de fevereiro de 2011 se renderam ao bom humor e à gastronomia barata e deliciosa do Calçadão de Nova Iguaçu. "Gastronomia de rua" foi uma mistura de funk e vídeo-reportagem realizada numa tarde em que as repórteres - eu e Dandara Guerra - tinham o seguinte objetivo: Suprir a fome com uma moeda de R$1. O resultado foi um par de churros, um pastél, um suco, 375 visitas e 32 comentários.


Abril de 2011 foi conquistado pela banda Medulla, numa matéria redigida pela repórter - e fã assumida - Dannis Heringer. Até agora, a publicação recebeu 322 visitas e 12 comentários. "Quando eu fui fazer a matéria com os gêmeos do Medulla, eu queria que essa fosse a matéria da minha vida, porque quando entrei pro projeto eu mal sabia escrever, e eu queria demonstrar pra todo mundo que eu sabia fazer matéria boa e de bom gosto", alegou Dannis, que passou um dia com os músicos para a realização do texto. "No dia seguinte eu descobri que estava com Dengue e escrevi a matéria em duas madrugadas, passando mal de febre", contou a também produtora musical.
Dannis é reconhecidamente uma das pessoas que mais divulga o blog em suas redes sociais, bem como Fernando Fonseca. "Eu fico torrando a paciência dos outros. Mas nessa matéria, os meninos me ajudaram também. Eles partilharam no Facebook deles e deram uma moral pra mim".

De julho de 2010 a abril de 2011, o Cultura NI recebeu 47.652 visitas, tendo como tempo médio de permanência no blog 3 minutos e 7 segundos.
47% do acesso acontece a partir de sites de referência - como Twitter e Facebook -, 34,10% através de mecanismos de pesquisa, 18,27% através de tráfego direto e 0,63% através de outros meios.
As matérias mais lidas de lá pra cá foram "Performance maldita", com 1.085 acessos, "Tribo urbana", com 543 e "Gastronomia de rua", com 406.


3 Comentários:

Wesley Brasil disse...

Vida longa ao Cultura NI e seu conteúdo original!

Dannis Heringer disse...

Eu sempre me surpreendo com as minhas matérias! obrigada Josy! *-*

Dine Estela disse...

Galera da pesada!!!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI