A diferença entre gostar de sexo e ser puta

sexta-feira, 15 de abril de 2011

por Yasmin Thayná

 "Eu não sou famosa, ponto." Com a foto da melancia e o rosto de quem está sofrendo, é bem difícil não reconhecer essa figura do Twitter.

Camila Moraes, mais conhecida como harpias, tem 25 anos, é formada em biomedicina pela Uni-Rio e faz mestrado em Oncologia no INCA. "Eu trabalho e estudo no Inca, mas isso não vai para minha carteira de trabalho."
Nascida em Bangu, Zona Oeste, Camila passou para a universidade e foi morar com o irmão no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro. "Eu moro com meu irmão mais novo e a gente se dá muito bem. A gente não parece irmão. Ele é alto, sarado, moreno, lindo, muito diferente. Meu irmão é vida louca. Ele que me apresenta os funks que eu posto", disse.
Os pais de harpias ainda moram na Zona Oeste, como bem o sabem seus 33 mil seguidores. "Normalmente final de semana, eu tuíto indo para a casa dos meus deles", diz ela, que antes de concluir o mestrado pretende fazer o vestibular para medicina. Quem segue a menina da foto com aparência nada feliz acompanhada de uma melancia, sabe que ela fala muito durante o dia, o que leva a entender que ela não tem outras atividades senão tuitar. "É certo que eu não tenho trabalhado muito, só na dissertação do mestrado. Fico em casa lendo os artigos na internet e tuitando. Nego acha que eu não trabalho. Eu tô louca para terminar o trabalho, jogar na internet pra esfregar na cara de todo mundo que não acredita que eu não faço nada. O meu trabalho é muito importante," afirma.
O trabalho de que harpia está falando é a dissertação de mestrado sobre a célula-tronco presente no tecido adiposo. Ela acha que as pessoas vão rir no dia em que tornar isso público, mas seu amor pelo assunto chega a um ponto tal que pretende, antes mesmo de defender sua dissertação, fazer um vestibular de medicina. "Eu tenho o interesse de continuar com célula-tronco, só que com a parte clínica. Posso me especializar em cirurgia plástica ou ser obstetra. Continuar na área, mas ganhando dinheiro porque biomédico não ganha muito dinheiro", diz ela, que só percebeu que teria condições de passar no vestibular de medicina ao ver a nota obtida no vestibular para biomedicina na Uni-Rio. "Depois eu descobri que tinha pontuação pra fazer medicina. Foi ridículo", contou ela.
Desde o ICQ
Harpia significa, na mitologia, uma ave com rosto feminino e seios. Mas ela prefere usar no plural. "É por isso mesmo que o nome é harpias. Eu uso isso desde a época do ICQ. Eu achei esse negócio de harpias legal e não queria número no meu email. Nego faz umas teorias absurdas. É igual a da melancia. Eu não vou trocar a foto, que já deve ter uns dois anos, porque é uma identidade visual. Eu tava com o cabelo longo e entediada comendo melancia, tirei a foto, achei maneira e coloquei no Twitter." Uma das razões para que insista com o avatar é que toda vez que troca a foto metade dos seus seguidores protesta e a outra metada apoia. "Eu adoro melancia, mas adoro abacaxi e minha foto não é um abacaxi. Não tem nada a ver."

Antes do Twitter, Camila era uma usuária do Orkut, a rede social mais famosa no Brasil. "Eu tinha um fake que utilizava para fazer comunidades que tinham muitos membros, mas aí o Orkut deletou e eu não quis saber mais." Os seguidores vieram em massa quando Camila e Felipe terminaram o namoro de quatro anos, há cerca de dois anos. A partir daí, ela começou a postar tudo que pensava do modo mais transparente possível. "Eu não sou louca. Se eu tô namorando, não vou ficar dando em cima dos outros no Twitter, falando de sexo a rodo. Eram coisas que eu não fazia antes. Mas quando terminamos, eu fiz isso. Quando eu comecei a postar tudo que eu pensava, os seguidores vieram. Muito seguidor. Eu fiquei meio o retrato dessa galera, porque você é deprimido, acha que está acima do peso, não sabe o que quer fazer da vida. São coisas normais do jovem. Mas pra completar isso tudo, você ainda tá solteiro. Acho que eu fiquei bem a cara dessa galera de internet mesmo que frequenta redes sociais."

                               @harpias atualmente

Além de "tweets sexuais", ela faz comentários sobre coisas que não sabe, como por exemplo o carnaval, a copa e os jogos no Engenhão. "Comentei a copa do mundo, o carnaval e continuo fazendo isso hoje. Não entendo nada, mas comento. Já me chamaram pra cabine do Engenhão para comentar futebol. Fui umas duas vezes, mas eu não entendo nada de futebol. Daí eu ficava falando como eu era tão gorda quanto a bola de futebol, como os caras eram gatos. Igual política. Eu não entendo uma vírgula de política, mas comentei todos os debates", disse. Também admite que não entende nada de carnaval, só tendo sido chamada para cobrir o camarote da Sapucaí por causa da grande quantidade de gays que a seguem.

Harpias não se propõe a ser jornalista nem uma especialista na área de saúde das redes sociais. Apesar de ter um trabalho sério por trás das ferramentas da rede, ela prefere fazer humor da sua vida. "No Twitter, você não tá ali pra fazer uma crítica séria. Você quer criticar sério, monta um blog sério, vai fazer jornalismo. Você tá no Twitter pra dar opinião e fazer graça. Por mais que eu fale no Twitter que eu não tenho um perfil de humor, meu perfil é mais pessoal do que de humor, mas eu ainda tô lá pra fazer humor. Porque sou eu. Eu faço humor das coisas. Não posso evitar. Se eu tô com dor de estômago, não vou falar que tô com dor de estômago. Vou falar que tem um monstro atacando meu estômago, que o Godzilla tá no meu estômago, mesmo que isso não seja muito engraçado, mas é mais ou menos isso. Comentar as coisas de uma maneira diferente", revela.

Mar de possibilidades
 A internet é um mar de possibilidades. Fazer amigos de outro estado, ganhar presentes, pegações, festas e companhia para a cerveja nos finais de semana são coisas que vivem acontecendo no cotidiano de Camila. "Com a internet, já ganhei umas três ou quatro garrafas de vodka. Um menino de Manaus disse aos amigos do Rio Janeiro que queria me conhecer. Ele levou uma garrafa de vodka para o nosso encontro. Um Twitter por encomenda também já me valeram R$ 100. Já ganhei umas pegações no Twitter também." A ferramenta também já lhe rendeu várias amizades, principalmente em São Paulo.

Na biografia de Camila, ela fez uma adaptação do Poema de sete faces, de Carlos Drummond de Andrade, e colocou seu email indicando: "reclamações, elogios ou convites para beber", colocando, no final da frase, o seu email. "Quando eu coloquei meu email na bio, veio uma galera me chamando pra sair. Eu não sou completamente louca. Quando eu vejo que a pessoa é estranha e me manda email convidando pra beber, eu falo não. Óbvio. Se for de boa, a gente conversa e se entende. Eu tenho mais de 10 anos de internet, eu tenho certa malícia pra lidar com internet. Nesse período, uns caras hard deram em cima de mim. Eu peço pra mandar foto e aí é feio. Não dá, né? Não nasci pra isso não, desculpa."

De vez em quando, harpias é xingada por uma ou outra pessoa que se incomoda com sua transparência. "Há uma grande diferença entre ser puta e falar de sexo. As pessoas confundem muito isso, o que eu acho ridículo. Primeiro que puta não é xingamento desde a década de noventa. Puta é uma trabalhadora como outra qualquer. Não é porque eu não tenho vergonha de falar de sexo que eu vou sair por aí dando pra todo mundo. Tem gente que acha que sexo é coisa de outro mundo, eu acho que é uma coisa normal."

Alguns xingamentos são direcionados a harpias só para que ela dê reply. "Eu até tô parando de responder gente que me xinga porque eu percebi que eu respondia e nego dizia: 'ah! você me deu reply, quando eu te elogio você não me dá reply, quando eu te xingo você me dá.' As pessoas são estranhas, isso é normal acontecer no twitter."

Baixo autoestima
Os textos de 140 caracteres têm bastante variações. Harpias fala muito do peso, das baladas, frustrações e faz humor da própria vida. "Eu não tenho a autoestima boa. Nego fica falando que eu faço charme. Eu não faço charme. Tem algumas coisas lógico que eu exagero, mas a maior parte é verdad." Harpia não tem certeza, mas a experiência lhe diz que o preconceito contra gordo é ainda maior que o preconceito contra negro. Pelo menos aqui no Rio de Janeiro. "Não tem gordo na televisão. Nego pensa que é legal chamar os outros de gordo na rua. Eu já fui chamada de gorda numa fila de metrô. E eu acho que me identifico com os gays por conta desse preconceito porque meio que acontece a mesma coisa com os gays. Eu não gosto de ser chamada de gorda. Eu falo o tempo todo que eu sou gorda. Eu deixo claro no Twitter: olha, galera, eu sei que sou gorda. Você não precisa ficar me avisando. Eu não vou ficar pagando de gostosa. Não gosto que me chamem de gorda nem de gostosa porque já é abuso. As pessoas acham que só porque falo aquilo de mim elas se sentem no direito de falar também, o que não é verdade."

Enquanto Camila se diverte e vive confortavelmente, os seguidores que criticam o que ela diz se enganam cada vez mais. "Eu não faço tão pouco sexo quanto falo no Twitter. Não vou chegar lá e dizer: 'oi gente, fiz sexo.' Sexo são duas pessoas, não acho justo falar: fiz sexo com @fulano de tal no Twitter. Mas no Twitter nego leva muito a sério. Eu falo de abstinência e nego vem falando: 'ah!, camila não faz sexo.' Se eu não fizesse, tinha me matado já," brinca.

Além de escrever no microblog, harpias ocupa diversos espaços de humor fora do Twitter. Atualmente, divide um espaço com o @procrastino no "Tá tudo bem agora" e também escrevia no Gregoriando, que é um blog pessoal.

O senso de humor dela é alvo constante dos machistas. "Eu recebo reply de gente dizendo: 'ah, você é muito legal, mas você é garota. Você tem um senso de humor muito bom pra ser uma garota.' Eu entendo isso como elogio por um lado, mas é ridículo porque você precisa ser homem pra ser legal?"

Tumblr é outra rede social bastante utilizada por harpias que valoriza uma promoção que promovia antes pelo twitter a partir dos RTs. "Eu dou RT no cara lindo e depois escrevo: esse é mais um vencedor da promoção seja lindo e ganhe RT. O Tumblr facilita pra postagem de fotos e textos. Eu boto o avatar do cara no tumblr e o rt dele em baixo. Tem que ser lindo. Tem mais de 500, ou seja, mais de 500 lindos já me mandaram reply. Mas não dou RT só em lindos, dou rt nas pessoas porque algumas falam coisas interessantes. Falou coisa maneira eu retuíto mesmo."

A obrigatoriedade de ser bonito é mais forte no Rio de Janeiro do que em São Paulo. "A gente vê isso muito na televisão. Não tô dizendo que as pessoas têm que sair por ai pegando pessoas horrorosas, as pessoas são mais do que isso. Eu falo muito isso no Twitter: só gatos. Porque é o que eu realmente vejo na rua. Ninguém chega na rua e fala pra mim: 'você é linda.' E eu não sou obrigada a falar isso pra ninguém também. Sou realista: você é feio, tem que ser muito inteligente e muito legal. É o que acontece. Mas sempre tem os fetiches", ameniza.

Harpias é uma das rainhas do mundo gay na internet, que ela acha que conquistou por causa da naturalidade com que fala de sexo. "Fiz meu primeiro amigo gay no segundo ano da escola e depois os gays começaram a vir em cima de mim. E gay não tem vergonha de falar de sexo, deve ser por isso também," conta.

Twitcam
As twitcam são os tweets audiovisuais com a possibilidade de serem realizados a partir de uma webcam e um microfone. Elas variam, são muito diferentes umas das outras. Enquanto alguns falam sobre o terremoto do Japão, outros preferem fazer críticas, falar de si ou da prática que os originou. "Eu fazia uma vez por semana twitcam. Geralmente fazia antes de sair, mas eu faço uma vez por semana. Mas não ganho nada com twitcam porque eu não gravo. Geralmente faço meio bêbada ou falando pornografia. Não falo só pornografia, falo outras coisas também. Teve uma vez que eu não falei nada de pornografia. Foi a twitcam que eu fiz criticando o ENEM. Eu faço umas twitcam meio temática. Mas no geral é falando de sexo. É o que vende, a galera gosta", justifica.

Apesar dos 33 mil seguidores, Harpias, que já é quase seu nome original, justifica o porquê dizer sempre que não é famosa. "Acho que ser famoso é quem ganha dinheiro, eu não ganho dinheiro com isso. Nego acha que eu tô nadando dinheiro, mas eu não tô. Eu não acho que sou famosa, sou uma pessoa que de repente você conhece de vista. Não acho que eu seja muito famosa no Twitter. Tem gente que pede na noite: tira uma foto comigo. Eu tiro, mas fico sem graça. Eu não acredito muito nesse negócio de pedir autógrafo. Eu não tenho nenhum talento. Só penso e falo o que todo mundo sente ou já sentiu."

Mesmo dizendo que não é famosa, ela já foi abordada em várias partes. Principalmente nas baladas que frequenta. "Já me perguntaram no metrô se eu era a menina do Twitter. E também tenho as tatuagens. Cansei de ver gente falando: 'te vi na rua com um tênis verde.' Prefiro quando me reconhecem e falam comigo. Mas tem uma galera que não fala comigo na noite, chega no twitter e fala: vi a @harpias fazendo pegação do lado do palco. Dá uma aflição isso. Uma vez achei que tinham me reconhecido. Eu tava no ônibus tuitando daí disseram: 'tô no ônibus com a @harpias' e eu estava realmente no ônibus. Mas de dinheiro, o que eu ganhei mesmo foi na vaquinha. Precisava de 800 reais para comprar um celular porque o meu estava ruim, eu consegui 500. Já é uma puta de uma ajuda. Eu tinha 300 e comprei o celular."

As pessoas que acompanham Camila desde o tempo de Orkut, variam entre um acreano, um ator carioca ou até mesmo paulista da Globo. No dia da vaquinha, ao pedir os RTs, harpias percebeu que o Alexandre Nero tinha retuitado para os seguidores dele ajudar na vaquinha. "Eu ficava falando do Jayme Matarazzo, que ele era lindo e tal, e ele tava na novela junto com o Alexandre. Ele viu e mandou uma foto do Jayme segurando um papel escrito: oi harpias. Achei um amor. Tem uma galera famosa que me segue. Tem uns ex bbbs, modelo, atriz. O Lucas do Fresno me segue. Teve uma vez que eu ganhei mil RTs e daí eu fui ver e era cara do Fresno. Bacana demais."

3 Comentários:

Anônimo disse...

harpias é vida inteligente na minha timeline se vira vc ai

nossa hein menina camila a foto atualmente tá rt +100 te amo já AQUELAS QUE VIRAM HETERO

Bruno Fonseca disse...

muito lógica e gata.

carolina syd disse...

a harpias tem suas verdades. Essa reportagem sobre a harpias, clareou e jogou fora uma visão que eu tinha dela que pra mim não passava de uma garota que twittava idiotices. E essa lógica que ela segue de que quem quer fazer um twitter sério de cara você ver que éum twitter sério, foi um grande passo pra essa desconstrução. Nunca imaginaria que ela fazia mestrado muito menos que era biomédica. Fiquei surpresa com várias coisas que a matéria revelou.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI