Ne me quitte pas!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

por Renata da Costa


Em tempos em que o conhecimento de idiomas é um requisito básico para conseguir um bom emprego, o francês vem ganhando espaço em um mercado que já considera que o inglês e o espanhol fluentes não são mais diferenciais no currículo. A procura é crescente e 80% dos alunos são jovens entre 20 e 30 anos. Aline Casado, 23 anos, estudante de jornalismo da PUC, estuda francês na Aliança Francesa do Norte Shopping pelo seu interesse em jornalismo internacional, já que o francês é a segunda língua para relações internacionais e na ONU. “O bom de poder estudar uma nova língua é aprender, ao mesmo tempo, a cultura. Então estou satisfazendo tanto meu lado pessoal quanto profissional”, diz Aline. No mundo, o Brasil é o país com o maior número de alunos que estudam o idioma fora da França.



Atualmente, algumas universidades do Brasil e da França têm convênios de intercâmbio, ou seja, o aluno que faz parte da graduação estuda parte do curso aqui e parte lá, e o diploma é válido nos dois países. Milena Santos, 27 anos, é professora da Aliança Francesa do Norte Shopping, e fez sua graduação na UFRJ. “Escolhi o francês porque já tinha feito um curso antes e adorava as aulas”, diz Milena, que algum tempo depois teve a oportunidade de passar dez meses em Paris ensinando português a estrangeiros. “O intercâmbio acrescenta muito na vida profissional de um estudante”, diz Milena.

Houve uma época em que o francês fazia parte da grade curricular das escolas. Essa ‘desvalorização’ ocorreu porque a influência norte-americana sempre foi forte em várias áreas, como a música, cinema, marketing, informática e até mesmo na linguagem da internet. Hoje em dia, apenas algumas escolas preservam o ensino desse idioma. O colégio Pedro II e a grande maioria dos CIEP’s ainda preservam o ensino desse idioma.

A cultura francesa também vem se rendendo à língua inglesa porque há restaurantes que oferecem cardápios nesse idioma. Na França, vários cursos como MBA’s já são oferecidos nas duas línguas. O Brasil também está se rendendo a algumas tendências francesas, indo da gastronomia à moda, passando pelas danças. Um exemplo muito falado ultimamente foi o zouk, uma dança sensual que é de origem francesa.

10 Comentários:

Anônimo disse...

Finalmente!

Alguma matéria com conteúdo interessante =)

Anônimo disse...

mto bom...excelente conteudo...parabens a autora...

Anônimo disse...

Maneiro,heim!
acho francês pouco divulgado,ainda... legal a idéia de falar sobre a língua. Parabéns!

Angela Oliveira disse...

Salut!

Muito Legal amiiga! Agora é só mais um passo para divulgar-mos mais o nosso idioma..

Ne me quitte pas Français!

Anônimo disse...

Texto confuso e muito mal escrito; sera que Renata e alfabetizada? e lendo uns comentarios veja só uma amiga ousou à falar que essa pequeno quebra cabeça e legal...deprimente, a lingua francesa esta perdida por causa de pessoas como essas... tsc

Ângela disse...

Antes de qualquer coisa: http://www.fnac.com.br/crase-e-acentos-lingua-portuguesa-resumao-8588749327-FNAC,,livro-182829-1015.html

Bjs.

Anônimo disse...

Existem pessoas que não sabem reconhecer o trabalho alheio, dentre os comentários um super profissional de jornalismo vem criticar o trabalho muito interessante de um amigo, pessoa essa que não sabe reconhecer o quanto é rico o assunto abordado e a facilidade com que foi abordado e repassados aos leitores.

Trabalho muito rico, e consegue facilmente prender a atenção dos leitores, parabéns autora, muito bom!

info disse...

Muito boa a matéria...

Anônimo disse...

Vou mudar minha Graduação :D

Jorge disse...

Muito Bom Renata!!!
e não liga para pessoas que acham que podem criticar vc, mas não tem coragem e nem Q.I para fazer dar forma correta.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI