Parando até o secretário

quinta-feira, 7 de julho de 2011

por Vinicius Vieira

Nesse último domingo, 3 de julho, aconteceu a 8ª Parada do Orgulho Gay em Nova Iguaçu. Estrategicamente localizada na Via Light, principal via de Nova Iguaçu, a parada que agitou a tarde a partir das 15h, teve a presença de 40 mil pessoas. "Gostei da parada Gay daqui de Nova Iguaçu, é bem diversificada", conta Bruno Lordelo, 18, morador de Ramos. Bruno estava na parada de Nova Iguaçu pela primeira vez, acompanhado de seu namorado. "Precisamos dessa movimentação e de vitórias como a legalização do casamento gay", diz, "A concorrência agora vai aumentar, mas eu confio no meu taco", encerra brincando.

Eugênio Ibiapina, coordenador do evento, diz que a população está aliada na luta contra a homofobia. "No Brasil, a cada dois dias, uma pessoa é assassinada por causa do preconceito e isso tem que acabar", completa, “Em Nova Iguaçu a violência contra os homossexuais é muito grande, logo movimentações como essa fazem toda a diferença”.



O novo Secretário de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, Anderson Batata, marcou presença e em cima do trio. "A Parada serve para mostrar a alegria e reforçar as conquistas que o LGBT precisa", explica. Na festa encontramos também o grupo "As Ravenas", com suas roupas trabalhadas na homenagem ao Club Kid dos anos 80. "Nós já fomos a muitas paradas, inclusive a de São Paulo. E fomos transvestidos assim" diz um integrante do grupo.

Com apenas dois trios elétricos, as pessoas que por lá passaram não ficaram muito satisfeitas com a organização do evento esse ano. "Foi muito mal produzida, havia muito lixo nas ruas e apenas dois trios elétricos" contestou a estudante Stéphanie Maciel, 16 anos. Apesar dos pesares, pude ouvir também elogios sobre a parada, como comentários daqueles que passavam pela festa "Esse ano tem mais gente bonita". A parada terminou cedo, ainda às nove da noite, comemorando mais um ano de mobilização pelos direitos homossexuais.


2 Comentários:

pedro F. paulo disse...

o anderson é gay?

Vinicius Vieira disse...

Não. -.-

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI