O Sucesso do Dosvox

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

por Diogo Jovi


O Espaço Silvio Monteiro realizou no dia 22 de agosto eventos da  Semana Nacional da Pessoa  com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento contou com uma série de atividades de inclusão às pessoas portadoras de necessidades especiais ; apresentou aparelhos eletrônicos que podem ser úteis  para melhor comunicação e melhor comunicação com o mundo.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SEMDPDEF) e contou com a presença de várias escolas municipais da região, além de autoridades do município e especialistas no assunto. Houve inúmeras atividades de inclusão, como exibição de filmes em que os expectadores videntes – os que possuem a visão - recebiam uma espécie de venda para assistirem, e terem a sensação de como uma pessoa com deficiência visual assiste um filme.  Teve também oficina  de contação de histórias, além de uma oficina “sensorial”, onde o público tinha que descobrir o que era uma determinada coisa pelo cheiro.

Neste evento foi apresentado o Dosvox, programa de computador existente há quase vinte anos, feito pela  UFRJ  para que os  deficientes intelectuais e visuais  possam usar o computador de maneira fácil e precisa. Quem fez a apresentação foi Beatriz Mazzilo, mestre em educação pela  PUC,  e portadora de paralisia cerebral.” Comecei a usar o Dosvox em 2005, quando passei pra UFRJ. É um programa que faz tudo: acessa emails, joga, faz quase tudo que as pessoas sem deficiência fazem ”, afirma Beatriz.

O Dosvox é um programa que não usa mouse, mas sim setinhas para indicar a ação que o usuário deseja fazer, como escrever um texto e usar a internet, por exemplo. O programa é todo falado, além disso, já vem com um tutorial explicando passo a passo como usá-lo.

A questão da inclusão ao deficiente é uma coisa que chama muita atenção positivamente falando, causando até uma certa surpresa... Ainda mais na Baixada Fluminense, onde quase não se ouve falar sobre o assunto. O sucesso da Semana Nacional Da Pessoa com Deficiência no Espaço Sylvio Monteiro foi bem visto pelas autoridades que ali estavam.” Foi bem legal o esforço realizado por todos; o público e a participação das pessoas foi a esperada .É importante, pois inclui um público que tem um esforço para entender a causa além do dia do evento”.  A bióloga, pós graduada em libras, que foi a interprete de linguagem de sinais para os surdo-mudos, comentou a respeito: “ Achei super legal, bem interessante o evento; eles têm um diferencial, mas ainda falta espaço pra eles na sociedade”

O que deu uma animada no pessoal, também foram as oficinas de contação de histórias e sensorial, ministradas pela professora Alessandra, que curtiu muito: “Foi muito legal trabalhar com as crianças deficientes; eles são ativos, tem muita energia e quiseram fazer a ‘própria história’. Foi uma experiência muito boa, sem sombra de dúvida “.

Quem pensa que a prefeitura de Nova Iguaçu não está apoiando a inclusão do deficiente, se engana, é o que afirma a secretária do SEMDPDEF, Daniela Cardoso: “temos um plano de metas que visa atender as pessoas com deficiência e fazer parceiros. A prefeitura está apoiando bastante; tem um cadastro com aproximadamente 150 nomes que visa dar oportunidades de emprego para as pessoas deficientes. Um dos objetivos também é dar visibilidade a AACD”.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual  e Múltipla acontece em diversas partes do Rio de Janeiro e promove a integração social. Pois todos os seres humanos são perfeitos, só possuem apenas algumas diferenças.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI