De 2 a 7 de setembro

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

por Joaquim Tavares

O dia da Independência do Brasil é comemorado no dia 7 de Setembro, mas não somente nesse exato dia. Na Baixada Fluminense, desde o dia 2 desse mês já vêm havendo desfiles e eventos cívicos relacionados com essa data que é um marco histórico.

Pelos quatro cantos de Nova Iguaçu, por exemplo, diversas mobilizações ocorreram celebrando a independência do nosso país e propagando o nacionalismo brasileiro, alvo ímpar em todo o mundo. Desde a Prefeitura, que fica no Centro de Nova Iguaçu, até as ruas de muitos bairros, como Rancho Novo e Tinguá, um mutirão de pessoas é envolvido por esse “mar” de comemorações.
Como já é tradição, as ruas são tomadas pelos desfiles cívicos com a participação de vários colégios mostrando o seu valor perante a pátria. Porém, e quem não pode desfilar como vai participar disso tudo? Sempre se dá um jeito! Os pais dão apoio no dia do desfile, algo parecido com uma torcida organizada que vibra com a aparição de seus filhos, gritando seus nomes como se fizessem parte de um coral. São criados mutirões que aguardam o momento que passam amigos e pessoas conhecidas. Até os cachorros, às vezes, se metem no meio da passeata patriota. Enfim, todos querem seu espaço nesse grande evento nacional.

Seja em Nova Iguaçu ou em qualquer outro canto do país, o sentimento de orgulho bate mais forte no peito de cada brasileiro que lembra e vive a importância que esse dia, que se transformou em “dias”, tem para a vida de cada cidadão que sente orgulho da história de seu país.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI