Regida por mulheres

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

por Jefferson Loyola


Um dos fatos marcantes na cultura iguaçuana foi à saída do ex-secretário de cultura Marcus Vinicius Faustini. Este acontecimento foi seguido pela também saída de Lindberg Farias, em abril de 2010, pois vinha disputando a vaga de senador do estado do Rio de Janeiro e deveria abdicar de sua posse como prefeito. Após estas duas lamentáveis perdas, Écio Salles, o então braço direito de Marcus e secretário-adjunto, foi apontado pela atual prefeita, Sheila Gama, como o novo secretário de cultura do município. Fato consumado no dia 21 de junho de 2010, onde ocorreu no espaço de cultura Sylvio Monteiro a comemoração da nomeação do mesmo, marcando o início de uma nova gestão.

A notícia que Écio Salles estava ocupando o cargo de novo secretário confortou todos os produtores culturais da cidade, pois nele depositavam a esperança de que Nova Iguaçu iria continuar sendo a locomotiva cultural da Baixada Fluminense e que as ações que vinham ocorrendo na gestão de Faustine, não parariam. Aliás, o braço direito do antigo secretário conhecia todos os métodos que ele utilizava e assim tornava-se mais prático continuar a progredir. Hoje, em menos de sete meses de gestão, Écio faz parte dos tantos ex-secretários de cultura que passaram pelo município. Sua saída ocorreu devido Faustine tê-lo convidado para trabalhar junto dele na secretária do estado, iniciando esta nova etapa na ultima segunda-feira, 24 de janeiro.

Anões gigantes

por Yasmin Thayná


A história do Anões em chamas nasce em fevereiro de 2010, quando Ian SBF cria um blog que nunca tinha visto na internet: um blog com curtas de humor, o que tornaria um espaço livre e democrático. "A gente não tava fazendo nada no início do ano e o blog deu certo", conta Gustavo Chagas, roteirista do Anões, que conheceu Ian na faculdade de cinema da Estácio.

"Antes de fazer cinema, fiz engenharia industrial para garantir. No meio do primeiro período, larguei e fui fazer cinema sem perspectiva nenhuma. Só fui arrumar emprego no último período, na Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu. Apareceu a oportunidade de fazer um site e eu juntei o útil ao agradável."


Queimados convoca atores iguaçuanos!

por Yasmin Thayná




Ano passado, o Sylvio Monteiro, o Colégio Leopoldo e o Bar do seu Flávio foram locações para o grande espetáculo do evento organizado pelo produtor cultural Lino Rocca: Baixada Encena, que é quase o nome do Espaço Cultural Queimados Encena, que forma atores em Queimados.

Apalpe o vídeo-arte vencedor

por Yasmin Thayná



O 284 foi o primeiro ônibus que peguei após ganhar, junto a Marina Gomes e Milena Manfredini, o prêmio do júri técnico de melhor curta produzido durante o processo de criação cinematográfica da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu.

Primeiro filho

por Marina Gomes


Foi uma surpresa muito boa. Nosso curta foi feito não para ganhar, mas para ser bom: bom de assistir e de fazer - apesar dos sacrifícios de ter que ficar parada por tanto tempo. O clima foi de descontração e isso fez com que a afetividade não fosse apenas objeto de trabalho, mas um sentimento que nos inspirou a todo momento.



 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI