EncontrArte agita os palcos de Nova Iguaçu com 16 apresentações teatrais

quarta-feira, 23 de setembro de 2009


A partir de hoje, inicia a oitava edição do Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense (EncontrArte). O evento, que reunirá apresentações de grupos teatrais de todo o Rio de janeiro, acontecerá entre os dias 24 de setembro e 03 de outubro. A maratona será realizada no SESC e no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, e contará com 16 espetáculos gratuitos para o público infantil e adulto. O EncontrArte, que reuniu mais de 60 mil expectadores, em quase 100 eventos realizados nos últimos sete anos na Baixada Fluminense, apresentará oito espetáculos para maiores de 14 anos, que serão apresentados sempre às 20h, e oito espetáculos com censura livre apresentados em horários de 10h, 16h e 20h. Entre as peças do circuito estão “A Incrível Viagem da Família Aço”, “Histórias de Pássaros”, “A Turma do Chaves”, além de “Os Intrusos” e “Sete Cabeças.

Um dos cinco idealizadores do evento, o produtor e ator Everton Mesquita, explicou a importância deste evento para a Baixada. “É um movimento único que acontece todo ano sem interrupções. Ele se tornou um aglutinador de grupos culturais. Muitos deles estão sendo reconhecidos e fazendo mais trabalhos depois da participação do Encontro. A importância para a Baixada é muito grande, pois queremos mostrar o que tem acontecido de bom no teatro e formar plateia. Nossa intenção é fazer com que nunca deixem morrer esta arte”, contou. Ele explicou ainda que todo ano é aberto um edital para os grupos de teatros, no qual são selecionados alguns deles para a apresentação no encontro. Segundo Everton, os grupos ganham um cachê e mais importante que isso, a divulgação do trabalho.

Além das peças, o EncontrArte realizará ainda oficinas de atualização profissional e um seminário. Nesta edição, acontecem oficinas sobre “O Teatro e o seu valor artístico na estrutura de pesquisa de linguagem”, ministradas pelo ator, dramaturgo, diretor teatral e professor Ribamar Ribeiro, e “O Teatro Infantil e Texto Teatral na Escola” com o dramaturgo, diretor teatral e especialista em literatura infanto-juvenil, Carlos Augusto Nazareth. O seminário terá o tema “Teatro para Infância e Juventude: o que estamos fazendo”. No debate, terá a presença de profissionais de diversas áreas de atuação, como a atriz Ana Cândida Moura, o autor e diretor teatral Caique Botkav, o diretor teatral Eugênio Santos, a diretora teatral Lúcia Coelho, o diretor e escritor teatral Ribamar Ribeiro, o diretor teatral e cineasta Marcus Vinícius Faustini, o dramaturgo Carlos Augusto Nazareth e a ouvidora do Ministério da Cultura na região Suldeste, Lúcia Prado.

Será destaque este ano a apresentação da peça “Inveja dos anjos”, do Grupo Armazém, vencedor do Prêmio Shell de Teatro, com atores de São Paulo e Minas Gerais. Além da peça infantil “Cabeça de Vento”, com a escritora, cantora e atriz Bia Bedran. Também serão feitas muitas homenagens, entre elas, na categoria Baixada, para o ator iguaçuano, dramaturgo e produtor de novelas, Marcelo Borgui. Já na categoria nacional, será reverenciada no evento a atriz e maquiadora Rogéria. “Na verdade, serão as principais e verdadeiras estrelas do EncontrArte os grupos teatrais e o público”, finaliza Everton.
 
Confira mais informações ea programação completa do EncontrArte: Clicando aqui.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI