Prefeitura realiza Natal dos Sonhos

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

por Juliana Portella


O primeiro dia de exposições e atividades do natal dos sonhos foi um sucesso. O evento que tem duração de dois dias, 6 e 7 desse mês, tem apoio do comitê de Ação da Cidadania, que compõem os pólos de Nova Iguaçu, Queimados, Duque de Caxias e Belford Roxo, com o concurso que premia residências que apresentarem as melhores decorações de natal. No Município de Nova Iguaçu, a realização ficou a cargo da Prefeitura Municipal em Parceria com as Secretarias de Educação (SEMED) e Cultura e Turismo (SEMCTUR).

 Apresentações de música e dança animaram o público sob a energia da criançada no palco armado no Paço Municipal, em frente a sede da Prefeitura.

Uma árvore de natal com cinco metros de altura foi confeccionada com garrafas pet recolhidas pelos alunos da rede municipal. O símbolo natalino faz parte do projeto 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Bonecos de neve, guirlandas, presépios e árvores deram um tom especial a festa de natal reciclado. Segundo a professora Dilcéia Quintela, Secretária de Educação, para o sucesso da exposição, a colaboração dos alunos da rede pública de ensino foi de suma importância."A eles foi proposto tirar da natureza aquilo que só prejudica transformando em algo útil. Foram recolhidos materiais do entorno das escolas." explica Dilcéia.

O tema foi escolhido para dar continuidade a temática Biodiversidade, que foi trabalhada durante todo o ano nas escolas da rede.

Criando oportunidades

por Marcelle Abreu


06 de dezembro de 2010. Apesar da chuva que parecia não querer parar e do calor que fazia, o evento Natal dos Sonhos realizado pela prefeitura de Nova Iguaçu aconteceu e chamou a atenção de todos que passavam por perto e a curiosidade os levava a se aproximar para prestigiar as apresentações e passear pela praça que estava rodeada de tendas, nas quais as escolas municipais que fazem parte do projeto escola aberta estavam expondo seus trabalhos, cujo conceito é 3R, reciclar, reaproveitar e reduzir.

O projeto escola aberta foi criado no governo do atual Senador Lindberg Farias, que na época era prefeito da cidade de Nova Iguaçu. Esse surgiu com intuito de colocar as crianças para dentro das escolas nos finais de semana, quando estariam nas ruas expostas a violência e propensas a se tornarem marginais.

Uma conversa, um show: o passado e o futuro

por Marcelle Abreu e Yasmin Thayná



                                                       Fotografia por Marcelle Abreu
Na última sexta feira, o jornada cultural no Sesc de Duque de Caxias iniciou, um pouco atrasado, o show com a banda Visão Periférica que aproxima brancos, pretos, pardos, índios e até italianos, presentes no Jornada Cultural, na hora da Ciranda.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI