Tradições ao vento

terça-feira, 2 de agosto de 2011

por Leandro Oliveira



Passear pelo subúrbio e observar pipas ao vento é cena mais do que comum. Durante as férias, então, é tradição consolidada. Julho e dezembro são épocas de alta temporada. O céu se colore e se transforma em uma bela pintura emoldurada pelas  as crianças que correm pelas ruas junto com nostálgicos marmanjos que ainda  se deliciam com o objeto feito de papel e varetas .

Há tempos imemoriais gerações se distraem com a arte ao vento que é praticada e suas paixões são constantemente renovadas. Todos ali cresceram escutando as histórias dos pais e avôs que passavam horas na rua e trazem a identidade do subúrbio em suas mãos talhadas com as cicatrizes da linha. “Desde criança pratico. É de pai para filho, meu avô já soltava pipa”, conta o vendedor ainda praticante Aurélio Antunes, 45 anos que enaltecem a tradição.

Entranhada na cultura popular empenar pipa é coisa de moleque malandro e basta andar pelas ruas para constatar a sua popularidade. “Em qualquer lugar em que se necessita de diversão humilde. Lá está ela presente da zona norte até a baixada fluminense”, diz Ubirajara Sousa, 35 anos, “Não tenho vergonha de assumir que é sou um grande soltador de pipas na laje”, explica orgulhoso.

Funções do Rock

por Rodrigo Caetano


Do dia 27 ao dia 31 de julho o Espaço Cultural Sylvio Monteiro recebeu o Festival Espaço do Rock. O evento que reune o rock da região metropolitana do Rio de Janeiro, em especial a Baixada Fluminense, chegou a sua terceira edição. E não poderia deixar de contar com vários shows passando do Metal ao Hardcore, Ska, Dub, Rap, Punk, Emo, e todos os estilos e tribos que se propusessem a curtir um bom show.
Tive a oportunidade estar durante todo o festival e percebi que cada dia era recebido por um público diferente. Claro que tinham pessoas que como eu foram a todos os dias, mas nunca vi o Sylvio Monteiro tão cheio de pessoas tão diferentes como nessa última semana. A juventude compareceu em peso para prestigiar as bandas, ver amigos, paquerar, tomar cerveja, comprar discos, se livrar do stress e tudo mais.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI