Circo na Teia

terça-feira, 14 de setembro de 2010

por Vinicius Tomas, Luis Gabriel e Luciana Moreira





O Projeto Circo Baixada é uma ONG do município de Queimados que atende crianças em situação de risco social. Eles trouxeram para a Teia números circenses que são uma amostra do trabalho que é feito 

Eles começaram a apresentação com os pernas-de-pau Suelen e Anderson. Eles não se limitaram a caminhadas e executaram passos de dança á 3 metros de altura, embalados pela música “Burguesinha” de Seu Jorge. 

A seguir o malabarista Jackson, que chegou carregando uma mala de onde ele tirava seus artífices para os malabares. Pinos, bolinhas e argolas eram usados, com grande habilidade, pelo malabarista na apresentação. Um detalhe chamava a atenção, um pé (!!!)  insistia em sair de dentro da mala. Jackson tirou de lá o boneco humano, Bruno. O jovem contorcionista impressionou o público com os movimentos de seu “corpo de borracha” como disse uma senhora que assistia

Um tatame então é montado para Bruna e Anderson, em uma cena que mistura balé e ginástica. Os movimentos que exigiam força e destreza eram executados pelo casal com surpreendente suavidade. Anderson se sustentava sobre os braços como um ginasta, e Bruna executava movimentos que exigiam grande flexibilidade.

Sai os tatames para dar espaço aos monociclistas Daniel e Ivan. Usando uma plataforma previamente montada os dois evoluíram fazendo complexos números. Em um deles Ivan pulava corda montado no monociclo. O detalhe é que a corda estava em chamas. Brincar com fogo não é para amadores, Ivan apresentou um numero de impacto.(Nota do Repórter: Não consigo pular corda. Os meninos do Circo Baixada pulavam montados em monociclos e com a corda pegando fogo).

Depois de um numero de dança foi a vez de Guilherme, Bruno, Wallace e Joel mostrarem habilidade ao executar movimentos de ginástica olímpica no tatame. Estrelinhas e twists eram feitos com velocidade e precisão, arrancando aplausos do público. Ao fim todos os jovens e os educadores se reuniram para agradecer ao público os aplausos pela animada demonstração do trabalho que o Circo Baixada esta fazendo.

O Projeto Circo Baixada nasceu da conexão entre o Movimento Terras dos Homens e parceiros da Suíça, que atuam desde 1960 em Pernambuco. Hoje eles atendem 150 crianças e adolescentes em uma tenda, um “circo fixo”, no bairro Fanchen , em Queimados.A coordenadora e Mestre de Cerimônias Ymara conta que o projeto chegou á Queimados após um levantamento com crianças moradoras de rua da zona sul do Rio de Janeiro revelar que a maioria é oriunda da baixada e dessas grande parte é de queimados ”Atendemos crianças em vulnerabilidade, não são crianças de rua, elas sofrem muito preconceito” Diz Ymara.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI