Inclusão mediana

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

por Joaquim Tavares (colaboração: Nathália Moreira)



O panorama escolar do Brasil, no que diz respeito à democratização do ensino voltado para os deficientes, vem se alterando bastante nos últimos anos, mais especificamente a partir da década de 90. Isso se deve a diversos fatores, mas um deles chama maior atenção: o reconhecimento e o aumento significativo de políticas voltadas para a educação inclusiva, com a finalidade de garantir o direito ao ensino de qualidade para todos. A escola passa a ter a obrigação de acolher todas as crianças, sem qualquer exceção, no ensino regular e adequar suas práticas para viabilizar o ensino dos alunos com necessidades especiais a fim de garantir uma educação inclusiva e integradora.


Assim, se por um lado assistimos no avanço da sociedade em relação à garantia legal dos direitos do cidadão, por outro, nos deparamos com novos desafios que precisam ser enfrentados. Um deles é o de fazer cumprir a legislação em vigor, garantindo aos portadores de necessidades especiais inclusão e atendimento educacional de qualidade na escola.

Bravo, bravo!

por Pedro Felipe Araújo


Quem nunca esperou ansioso pelo dia 12 de outubro quando era criança? Os presentes, as festas de rua, os brinquedos... Tudo neste dia é um prato cheio para a garotada no feriado dedicado aos pequenos cidadãos brasileiros. Onde há criança, com toda certeza, há festa.

Nesta quarta-feira, no bairro de Miguel Couto, a criançada teve muito o que pular. A programação do bairro para as tradicionais comemorações de rua começou cedo. Às nove horas da manhã, uma de suas principais avenidas, a Rua Professora Marli Pereira de Carvalho, já havia sido fechada para as comemorações. Um palco fora montado bem em frente ao mercadão popular e foi a professora Sheila Gama, prefeita de Nova Iguaçu, quem deu início à festa.


 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI