A família do Piam

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

por Dandara Guerra e Luiz Gabriel

As crianças de hoje em dia só querem saber de computador. Até parece que quem não tem uma máquina possante não pode se divertir. Esta realidade é diferente quando descobrimos o espaço Donana, no Piam, na periferia de Belford Roxo. O projeto Cine Clube integra as crianças do bairro através da cultura, dando aulas de teatro e exibindo filmes infantis.

Quem coordena os trabalhos é a jovem repórter Josy Antunes, uma moradora de Belford Roxo de 20 anos, que conheceu o centro cultural ao fazer uma matéria para o nosso blog. “Vim cobrir o Cine Rock, que era um evento inédito sobre cinema e música com o qual o Dida Nascimento estava reativando o espaço", diz a jovem repórter, que até aquele momento não conhecia o Donana.

O sonho não acabou

por Bruno Moura

O militante é aquele que antes de tudo é fiel aos seus ideais. O partido que lhe deu embasamento político-ideológico já não é mais tão importante. Sai de cena o partido, e entra a luta ideológica classista. Muito mais importante do que pertencer a um grupo específico, ser militante é pertencer ao grande grupo de pessoas que não aceitam a injustiça, e muitas vezes abdicam da vida pessoal para que outras pessoas possam gozar da liberdade de expressão, educação, cultura e culto, entre outros direitos que devem ser comuns e não restritos a determinados grupos sociais.

O marcador de Ronaldinho

por Bruno Firme

o Amaral", diz o porteiro do Nova Iguaçu F.C se referindo ao volante de 22 anos que terá árdua tarefa de marcar o Ronaldinho Gaúcho num Engenhão lotado de rubros-negros e com a cobertura da imprensa nacional e internacional. "Vem para a sombra", diz ele com seu sorriso tímido e pacato, revelando que ainda guarda os costumes de Rio das Ostras, onde nasceu e começou nas categorias de base do clube homônimo.

Apesar da pouca idade, já é um jogador rodado, com passagem pelo Americano, Friburguense, Mesquita e Quissamã, onde acabou fazendo parte dos melhores jogadores da Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Suas boas atuações encheram os olhos dos dirigentes do Nova Iguaçu, que sonham fazer o clube conquistar uma vaga nas semifinais da Taça Guanabara.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI