Desfile de bom gosto e simpatia

quinta-feira, 15 de abril de 2010



Como vocês perceberam aqui no blog, a terceira edição do Iguacine começou. E para comemorar, nada melhor que uma festa (em grande estilo). Não é verdade?
 
A tal festa aconteceu na noite de ontem, para mais ou menos 70 convidados - entre eles Cacá Diegues e o também diretor Gustavo Mello -, e movimentou a Casa de Cultura Sylvio Monteiro, logo após a abertura do Festival, que exibiu o longa "Não se pode viver sem amor", de Jorge Durán.

Território das crianças

por Joaquim Tavares


Começou hoje o 3º Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu, o IGUACINE.

Já com uma bela história recente, este festival traz de volta ao cenário da cidade a vivência da cultura propriamente dita em forma de filmes. Muitos são os projetos que caminham lado a lado à sua existência. Dentre esses projetos, vale destacar a Mostra Bairro Escola, que conta com a exibição de filmes tanto de gente muito experiente quanto de estreantes. Mas uma coisa é certa, a qualidade de suas exibições nunca deixou a dever.

Dia perfeito para o cinema

por Hosana Souza


Quinze de abril de 2010. Manhã ensolarada, clima agradável. Duzentas crianças de uniforme azul e algumas agitadas professoras caminhando para o Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Não entendeu? É simples, o III Iguacine começou, e com tudo. As portas foram abertas e o primeiro evento do Iguacine foi a “Mostra Bairro Escola”, que nesta manhã reuniu quatro escolas do municipio. Outras 21 escolas participarão das 10 sessões programadas ao longo dos seis dias de festival.

Com açúcar e com afeto

por Luz Anna


Todos temos ouvido falar do Iguacine, mas o que pouca gente sabe é do trabalho que algumas pessoas que com suas participações mais que especiais tornaram possível esse momento para a cultura, para a arte de um modo geral: o professor e cineasta Raul Fernando trabalhou na comissão de seleção com Valquíria Ribeiro e Gabriela Campos tiveram que executar a difícil tarefa de selecionar os 45 curtas-metragens que serão exibidos na tarde do próximo sábado, num universo de 230 inscritos. Já o também professor e crítico de cinema Rodrigo Fonseca fez a curadoria dos longas nacionais que encerrarão cada uma das noites do festival.

Mostra nacional

por Tuany Rocha


E o Iguacine chegou à sua terceira edição prometendo repetir o sucesso dos anos anteriores. Uma das programações que mais vem criando expectativa é a mostra competitiva nacional, que acontecerá neste fim de semana, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, no Centro de Nova Iguaçu. A razão dessa ansiosa espera é a exibição das melhores produções contemporâneas de curtas-metragens selecionadas entre 203 inscritos para o festival.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI