Uma nova página na história

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

por Robert Tavares

Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instaurada pelo "Movimento Negro Unificado" em 1978, e não foi escolhida ao acaso, mas sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado há 314 anos.

E, no mês em que comemoramos a consciência negra, o SESC de Nova Iguaçu dedica sua programação à data. Desde o dia 18, a exposição "Riquezas negras" pode ser vista por lá, onde ficará até o dia 29 de novembro. No espaço, você verá bonecas africanas, máscaras e acessórios, confeccionados a partir de material reaproveitado - que foram coletados pelos próprios artistas.

Os objetos retratam a história de luta do povo africano, de uma forma muito pitoresca, que tem agradado aos que já foram lá conferir, principalmente as crianças, como Bruna dos Santos, de 13 anos. Ela foi acompanhada da mãe, que acha importante incentivar, desde cedo, que as crianças busquem por todas as formas de arte. "Assim elas crescem curiosas, não ficam conformadas com tudo que é imposto", enfatiza ela.

‘Denegrindo’ a universidade

por Edson Borges Vicente e Fernanda Bastos da Silv


A luta pela inclusão do negro no ensino superior teve sua gestação no início da década de 1990. Um grupo de educadores, liderados pelo Frei David Raimundo dos Santos, o atual Doutor em Educação Alexandre Nascimento e o Pedagogo Antonio Dourado. Descontentes com o fato de quase não se ver negros nas universidades públicas, na época, principalmente nos cursos historicamente mais elitizados, como medicina, engenharia, comunicação e direito, se reuniram e criaram, no Salão Quilombo da igreja matriz de São João de Meriti, o “Movimento Pré-vestibular para Negros e Carentes” – PVNC. Preparando estudantes carentes, sempre procurando assistir a um percentual de negros semelhante aos auto-declarados, nas estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – o grupo inicial conseguiu aprovar certo numero de vestibulandos, que se juntaram e criaram um novo núcleo do movimento, que chegou a ter cerca de 60 pessoas.

Após algumas dissidências, alguns núcleos se desligaram do movimento para fundar o Educação para Afrodescendentes – EDUCAFRO-, sob a liderança de Frei David. O mesmo veio a se tornar uma ONG ligada à Pastoral do Negro. Outros inúmeros grupos independentes surgiram na efervescência da luta pela democratização do ensino superior e se espalharam pelo Brasil.

Diversão no feriadão

por Robert Tavares


Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a prefeitura do Rio e o governo do Estado irá promover nesta sexta-feira uma série de atividades, para entreter a população que não pretende viajar no feriado: Serão shows, exposições e mostras distribuídas por todo estado.

É o caso do show do Fundo de Quintal, que se apresenta hoje, a partir das 20h, no palco do Terreirão do Samba, recebendo Dorina, Os Partideiros do Cacique e outros. Ainda na parte de shows, tem a 9ª edição do projeto "Acorda Zumbi", no Ponto Chic, em Padre Miguel. Às 19h, se apresentam Pique Novo, Swing & Simpatia e, para fechar a noite, Leandro Sapucahy. E o melhor: é tudo grátis.

A programação oficial da cidade começou às 6h30m, em frente ao Monumento Zumbi dos Palmares, na Praça Onze. A festa conta com a apresentação da atriz Zezé Motta e do carnavalesco Milton Cunha, e prevê a lavagem do busto de Zumbi pelo "Afoxé Filhos de Gandhi". Durante todo o dia acontecem rituais afro, apresentações de grupos de dança, teatro e das escolas de samba Acadêmicos do Cubango e da Estação Primeira de Mangueira, além de um desfile cívico. A partir das 16h, Arlindo Cruz anima o público com sucessos da sua carreira.

O herói da liberdade

por Camilla Medeiros

O dia da Consciência Negra - hoje, 20 de novembro - marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Esse personagem, alvo de muitas pesquisas, e o debate a respeito de seu heroísmo suscita algumas questões importantes, como a falta de heróis brasileiros, ou melhor, a necessidade da criação deles.

Quando pensamos em história, logo lembramos de grandes figuras, como D.Pedro I, D. Pedro II, Princesa Isabel, Deodoro da Fonseca, Tiradentes - resgatado pela proclamação da República -, Zumbi dos Palmares, entre outros.

Não abandono a idéia de que, tais personagens, deram grandes contribuições para a construção e formação do Brasil. Porém, não deixa de ser intrigante, que apenas um deles - claro, entre os mais famosos - seja negro. E mais do que isso, Zumbi representa a total negação de qualquer subordinação.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI