Carnaval com farofa

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

por Marcelle Abreu

Carnaval. Diversão. Azaração. O carioca espera ansiosamente por essa época. Quem não gosta de aproveitar para viajar, relaxar, se divertir? E muitos se programam o ano inteiro para curti-lo da melhor maneira possível, reunindo sua turma de amigos para alugar uma casa na praia. "Carnaval sem praia não é carnaval", explica Juliene Alves, 21 anos, que conhece de cor e salteado as várias etapas de preparação. "Quem nunca se viu discutindo o assunto 'onde, quantas pessoas, tempo de estadia, compra de mercado' é por preferir aproveitar de outra maneira."

A voz da experiência sugere uma série de precauções para evitar confusão no final. A primeira delas é formar grupos de pessoas próximas, que já possuem certa intimidade. “Eu sempre passo o carnaval com meus amigos, e não gosto quando alguém pensa em levar uma pessoa desconhecida, pois a gente não conhece, não sabe como ela é", afirma Gabriela Noel, 20 anos, do alto da experiência de quem participa desses bondes desde os 17. "Cada um tem seu jeito e suas manias, coisas essenciais para uma boa relação."

Samba solidário

por Douglas Denis


“De azul e branco lá vou eu feliz da vida, o Renascer é meu amor é minha vida...” São com esses versos cheios de esperança do compositor Manelzinho da Vila que a comunidade da Vila Jurandir, em São João de Meriti, vem contar um pouco da sua história de superação e iniciativa social.

A Rua Júlio de Castilho Lt. 24 Qd. 10 é o endereço do “Bar do Flávio”, onde surgiu a ideia para a formação do “Bloco Carnavalesco Renascer da Vila”. Entre uma cervejinha e outra, os bate-papos informais sobre as carências da comunidade acabaram por motivar os moradores da localidade a iniciar um projeto de ajuda mútua.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI