Cabeça feita

sábado, 15 de janeiro de 2011

por Michele Ribeiro


Neste sábado dia 15 de janeiro, Nova Iguaçu está comemorando 178 anos em grande estilo. Tudo começou na Igreja Santo Antônio da Prata com uma missa solene com a presença de várias autoridades do cidade, a começar pela prefeita Sheila Gama. Em seguida, no pátio da igreja, a população pôde contar com as atividades de ação social e oficinas culturais. Uma das atividades mais concorridas, no entanto, foi o Momento da Beleza, um estande onde toda comunidade pôde cortar os cabelo em estilos modernos ou tradicionais.

Daise Rute Nascimento Padilha, uma moradora do bairro da Prata de 37 anos, foi buscar a ação social. Ela gosta desse tipo de evento porque “dá pra gente fazer bastante coisa”. Depois de recadastrar-se no Programa Bolsa Família, Daise aproveitou para cortar o seus cabelos e dos quatro filhos. “Eu não tenho condição de ir sempre ao salão, às vezes eu aliso em casa, daí quando tem esses eventos eu aproveito”.

Samba Light

por Josy Antunes

Neste instante, na Via Light, em Nova Iguaçu, o samba, as luzes e o grandioso palco anunciam: A cidade está em festa. A comemoração pelos 178 anos do município está reunindo um público ainda tímido a aguardar a estrela da noite: Neguinho da Beija-Flor - sambista iguaçuano, que puxou seu primeiro samba, oficialmente, no bloco Leão de Iguaçu, há mais de 40 anos. A apresentação tem início previsto para às 23:30.

Enquanto isso, entre inúmeras barracas com delícias festivas, o radialista Francisco Barbosa conduz os iguaçuanos numa programação com a Orquestra Cuba Libre e o grupo de forró Pimentas do Reino.

Apareça!
O palco está montado no Parque 1 da Via Light, entre as ruas Oscar Soares e Coronel Francisco Soares, no centro de Nova Iguaçu.

Querido por todos

por Yasmin Thayná


Fundador da Evanil, Carlos Marques Rollo nasceu em 9 de janeiro de 1922, em Austin. Foi para o centro de Nova Iguaçu com 15 anos de idade vender laranja. Seu pai trabalhava na estrada de ferro em Austin, mas percebeu que o comércio da laranja em Nova Iguaçu estava crescendo. Com isso, Carlos decidiu juntar dinheiro e comprar um caminhão para transportar laranja. Já com o caminhão, comprava laranja em Nova Iguaçu e transportava para o centro do Rio de Janeiro, que exportava para a Argentina e todo o Brasil. Com o surgimento da guerra, os negócios vieram abaixo: fecharam os portos e ficou impossível de comercializar com o exterior.

Troféu emoção

por Lucas Lima




A cidade de Nova Iguaçu comemora nesse sábado, dia 15, os seus 178 anos. Houve e ainda acontecerão durante todo o dia, eventos para comemorar a data. O pontapé inicial aconteceu na Igreja de Santo Antônio da Prata, no bairro da Prata, onde foi realizada uma missa celebrada pelo bispo Dom Luciano Bergamin.

Estiveram presentes, além da prefeita Sheila Gama e seu marido Aluízio Gama, vereadores, secretários, representantes de todas as secretarias, e até representantes de outras cidades. Após as orações e celebrações em nome da cidade, a prefeita realizou a entrega do Troféu Cidade dos Laranjais, uma homenagem feita a uma personalidade de destaque na sociedade pelos seus serviços prestados ao município.

O homenageado foi Luiz Carlos Duarte Batista, conhecido como Carlinhos da Tinguá, dono da viação Tinguá. O empresário foi brutalmente assassinado na manhã do dia 19 de março de 2009, na Via Light, centro da cidade.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI