Pelada profissional

terça-feira, 13 de abril de 2010

por Joaquim Tavares

Um campeonato disputadíssimo, jogadores de qualidade, times competitivos, uma torcida barulhenta que influencia demais, patrocínios e, por fim, e não menos importante, um campo. Quando se trata de Brasil, todos esses elementos juntos parecem nos levar diretamente a uma única coisa: o futebol. O engraçado é que não somente nos grandes campeonatos profissionais é que se encontram esses ‘ingredientes’. Pelo contrário, nos campeonatos amadores isso tudo, às vezes, é tão forte quanto numa partida de alto nível.

Uma luz azul no fim do túnel

por Mayara Freire

Esta semana, a cidade terá, além de cinema gratuito, teatro ao ar livre. Nos dias 17 e 18 de abril, acontecerá apresentações da peça “O auto da Escrava Anastácia”, em três praças de diferentes bairros de Nova Iguaçu. Com direito a um grande elenco, percurssão e cantoria, o espetáculo promete emocionar o público. Dirigido pelo iguaçuano Ricardo Andrade Vassílievicth, fundador da Cia Nossa Senhora do Teatro, a peça não terá palco e será apresentada no chão, em um círculo formado pelos espectadores, que possibilitará maior proximidade com o elenco. O evento acontecerá no sábado na Praça do Jardim tropical, às 16h, e na Praça do Km 32, às 19h. No dia 18, no domingo, será na Praça do Tinguá, às 16h.

Yes, nós temos cinema

por Renato Acácio


Começa na próxima quinta-feira, dia 15 de abril, o IGUACINE, o primeiro festival de curtas-metragens não só de Nova Iguaçu, mas de toda a Baixada Fluminense. O grande evento, organizado e idealizado pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, chega à sua terceira edição no Espaço Cultural Sylvio Monteiro mais grandioso do que nunca, consolidando seu lugar no calendário nacional de festivais de qualidade. O festival, que também exibirá quatro longas nacionais inéditos, se estenderá até a quarta-feira 21.

Tem boi nos pontinhos

texto por Hosana de Souza e Jéssica de Oliveira//foto por overmundo

"Nós vamos dar aula de teatro com arte circense para os alunos da FATEC, do Monteiro Lobato e outros que forem moradores de Nova Iguaçu." Esta fala lhe soa familiar? Em outubro do ano passado, o CULTURA NI entrevistou, durante a 3° Conferência Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, o artista multimídia Mozart Guida, durante a qual fez este discurso sobre o próximo projeto da ONG “SOMOSAARTE”. Seis meses depois, Mozart convida todos a assistirem ao espetáculo que selará a culminância das oficinas realizadas ao longo do semestre: O Alto do Boi Bumbá.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI