400 contra 1

quinta-feira, 24 de junho de 2010

por Felipe Branco

Nova Iguaçu mostra que está se preparando para ser o grande pólo de cinema do Estado. Tal afirmação se justifica pelo sucesso da Escola Livre de Cinema, que no último dia 11 de junho recebeu 120 candidatos selecionados entre os 400 que fizeram uma prova escrita para as 40 vagas para o curso de "Linguagem Cinematográfica com Foco em Roteiro". Segundo o coordenador Anderson Barnabé, havia candidatos de várias regiões da Baixada e mesmo de outras áreas do estado, inclusive da Zona Sul do Rio de Janeiro. "Mas a maioria é de Nova Iguaçu e em especial do bairro de Miguel Couto, onde a ELC está instalada", frisou.

Atrações da posse

por Michele Ribeiro e Taísa Lima de Sousa

O mestre de cerimônias da solenidade de posse do escritor e pesquisador Écio Salles na secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, na noite da última segunda-feira no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, foi o músico e produtor cultural Rafael Nike. Ele também cantou o hino da cidade com os jovens da Escola Livre de Música Eletrônica. “É interessante e muito gratificante para mim cantar o hino, pois cantei no ano passado na festa do Dia do Trabalho para mais de 40 mil pessoas”, contou Nike.

Outra atração da noite posse do novo secretário foi a apresentação da bibliotecária Malena Xavier e do secretário de Cultura de Queimados Garré de Bragança, que cantaram o Hino Nacional Brasileiro à capela. Formada pela UFF, Malena Xavier é diretora e supervisora da biblioteca Cial Brito desde 2005, além de dar aulas de inglês no curso Brasa's. Ela, que adora cantar, já se apresentou em todos os bares da cidade.

Amizade em preto e branco

por Vinícius Tomás

Crítica Down by Law


A união entre um dos mais importantes cineastas americanos e do “beatnick” Tom Waits resulta num engraçado e tocante filme. Mas quem rouba a cena é Roberto Benigni.

Jack (Tom Waits), um DJ desempregado, cai em uma cilada da policia e vai para a cadeia. Lá ele vai dividir a cela com Zack (John Lurie), um cafetão de baixa categoria, que vai preso ao visitar sua nova “namorada” sem saber que a prometida “deusa cajun” era uma armação.

Digital relâmpago

por Vinícius Tomás


Cinema e fotografia, artes conecetadas. Na quinta-feira,17 de junho, em um evento que uniu cinema e fotografia, o Cineclube Digital exibiu o clássico independente Down by Law, de Jim Jarmusch, no amplo e bonito teatro do Sesc. Os integrantes do Fotoclube Baixada também expuseram seus trabalhos. ”Sempre temos uma intervenção artística nas edições. Íamos exibir um filme conhecido pela fotografia e por isso achamos bacana ter também uma galera ligada à fotografia”, disse Bruna Sanches, uma das organizadoras do cineclube.

Uma maneira própria de fazer as coisas

por Vinícius Tomás

Durante a intervenção "Palavras ao vento", o sotaque puxado chamou a atenção. Fomos apresentados ao Americano Andrew Smith e o peruano Americo Mendoza-Mori. Estudantes de doutorado da Universidade da California em San Diego, Estados Unidos, eles vieram participar da posse do amigo e novo secretário de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, Écio Salles. O culturani conversou com eles.

Com açúcar e com afeto

por Yasmin Thayná de Miranda Neves
A cerimônia de posse do escritor e pesquisador Écio Salles como novo Secretário de Cultura e Turismo de NovaIguaçu, começou um pouco depois das 18 h do último dia 22 de junho, no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro. A solenidade teve como mestre de cerimônias o músico e produtor cultural Rafael Nike. Ele convidou os professores, secretários e líderes dos movimentos sociais que foram saudar o novo secretário.

A primeira a dar boas-vindas ao novo Secretário de Cultura foi a poeta Ivone Landim. A presidente do Conselho Municipal de Cultura lembrou que, nos dois anos e meio em que foi o braço direito do ex-secretário Marcus Vinicius Faustini, Écio Salles conseguiu uma das mais difíceis proezas para um homem público. “Muitas pessoas falam em afeto. E é difícil que as pessoas passem um cargo e continuem como afeto de antes. E o Écio sempre teve em primeiro lugar o afeto e o respeito.”

Representante do Minc no Rio de Janeiro, Ana Lúcia Pardo também lembrou o modo afetivo com que o novo secretário trabalha. “Écio, a sua tribo é aqui na Baixada”, declarou. Por sua vez, o secretário de Comunicação Social Eduardo Ascoli, que foi à solenidade para garantir o apoio à gestão de Écio Salles, ressaltou que a comunicação e a cultura precisam andar de mãos dadas.

A secretária de Educação Dilcéia Quintela estava ali para retribuir a presença de Écio Salles na sua posse, mas não esqueceu a importância da parceria selada pelo programa Bairro-Escola entre a Cultura e a Educação. "Juntos, podemos mostrar a riqueza cultural da Baixada Fluminense", afirmou a secretária. Já o secretário de Cultura de Queimados Garré Bragança lembrou a parceria entre as duas cidades por intermédio do Fórum Cultural da Baixada, mas afirmou que espera a continuidade da linha traçada na gestão de Marcus Vinícius Faustini. "Nova Iguaçu é meu norte", admitiu.

O ex-secretário Marcus Vinícius Faustini, que tem certeza de que Écio Salles dará continuidade à sua gestão, disse que a Baixada é um lugar de potência. "Omundo está mudando. Os protagonistas do mundo serão as periferias e Nova Iguaçujá produz invenção. Vamos ser protagonistas, vamos continuar a luta. Vamos dar as mãos ao Écio”, disse ele.

Construindo ponto a ponto

por Josy Antunes

Noite de quarta-feira no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Enquanto o teatro estava prestes a receber o público para a peça Orirê, dirigida por Gustavo Mello; e, numa das salas do andar superior, candidatas do concurso Miss Baixada se reuniam; o gestor cultural Egeu Laus recepcionava representantes de Pontos e Pontinhos de Cultura da Baixada Fluminense. “Reunião da Teia Baixada? Assine seu nome, bote seu e-mail e vá chegando!”, dizia, apontando para as folhas de presença dispostas sobre uma mesa, logo na entrada da pequena sala. Os mesmos documentos, catalogados numa pasta de papel, confirmam que os encontros são realizados a cada quarta-feira, há dois meses. Com a imagem acima projetada numa das paredes brancas, a reunião foi iniciada. Trajando uma camisa do Coletivo Anti Cinema, Egeu contextualizou os passos já traçados, a fim de informar aqueles que pela primeira vez se inseriam nas discussões.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI