Amizade em preto e branco

quinta-feira, 24 de junho de 2010

por Vinícius Tomás

Crítica Down by Law


A união entre um dos mais importantes cineastas americanos e do “beatnick” Tom Waits resulta num engraçado e tocante filme. Mas quem rouba a cena é Roberto Benigni.

Jack (Tom Waits), um DJ desempregado, cai em uma cilada da policia e vai para a cadeia. Lá ele vai dividir a cela com Zack (John Lurie), um cafetão de baixa categoria, que vai preso ao visitar sua nova “namorada” sem saber que a prometida “deusa cajun” era uma armação.

Dois inocentes cumprindo pena, dividindo uma apertada cela. O que prometia ser um rancoroso film noir em preto e branco se torna uma estranha e divertida comédia sobre a amizade. A mudança se dá após a chegada do tagarela Bob (o figuraça Roberto Benigni), um italiano tentando se adaptar ao vocabulário americano, que anota expressões e piadinhas em um bloquinho. Aliás, Bob, ingênuo e bem-intecionado, é o único que está na cadeia cumprindo pena por um crime que ele cometeu,um assassinato. Ele vem para fazer um contraponto à relação de amor e ódio entre Zack e Jack e a convivência com Bob se torna um exercício de paciência para eles.

Após um tempo, o trio passa a se dar bem e é Bob o elo que mantém os três unidos. Eles consguem fugir da cadeia, mas se metem em outra prisão: os inóspitos pântanos da Luisiana, onde a amizade será posta à prova por diversas adversidades - a cabana onde passam a primeira noite após a fuga é igual à cela da prisão.

A premiada fotografia em preto e branco, dirigida por Robby Muller, colaborador constante de Jarmusch, mexe com as sensações do espectador através do brilho e do contraste entre o preto e branco. O começo o filme é muito escuro durante as cenas noturnas nas ruas de Nova Orleans enquanto o final diurno é exageradamente claro.

Tom Waits transborda desesperança no início do filme e passa um angústia autêntica em cenas em que fala sozinho. John Lurie empresta dureza ao cafetão Jack. Ambos brilhantes, mas é Roberto Begnini que rouba a cena. Bob é o mais inocente dentre eles (e ironicament o único preso por um crime que cometeu), mas tambem é o mais marginalizado por estar em uma patria e uma língua desconhecida. Benigni se destaca com o tom acredoce do seu personagem, que convence na euforia (como na cena do hino berrado dentro da cela, que contagia os outras presos) e na decepção (ao pensar ter sido abandonado pelos seus companheiros).

Jarmusch, que merecidadamente recebeu uma indicação à Palma de Ouro por esse filme,assina tambem o roteiro e entrega ao público um filme engraçado e emocional, que se desenrola lentamente, sem cansar, pois o tempo é usado para desenvolver os personagens ao ponto do espectador se afeicoar a eles. Uma pérola do cinema independente, Down by law é imperdível.

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