Foto coletiva

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

por Larissa Leotério e Mayara Freire / Fotos: Getulio Ribeiro


Clique: palco do teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, na última quinta-feira, dia 19 de novembro. Novo clique: na plateia, um público interessado em fotografia. Mais um clique: fotos do experiente Paulo Santos e da jovem Bruna Jacubovski. Outro clique: aquela reunião marcava o lançamento do FotoBaixada, idealizado e presidido por Mazé Mixo. Último clique: o objetivo do fotoclube, um dos oito do gênero no Rio de Janeiro, é uma entidade que se une para fazer eventos, concursos e saídas fotográficas a fim de criar uma cena de arte coletiva. “É uma inovação”, explicou Mazé.

O marco inicial do Fotoclube da Baixada foi uma exposição de dois de seus membros: o experiente fotógrafo Paulo Santos, que mostrou para o público registros de sua viagem à Amazônia e pontos referenciais de Nova Iguaçu, como a Via Light e a reserva florestal de Tinguá; também participou da exposição a jovem fotógrafa Bruna Jacubovski, que mostrou toda sua trajetória pelo mundo da fotografia, que abrange câmera analógicas, digitais compactas à profissionais. “É possível fazer fotos esplêndidas com qualquer tipo de equipamento, desde que se saiba como funciona”, disse Bruna. Infelizmente, Paulo Santos não pôde discutir seu trabalho com o público.

Meninos de palco

por Jéssica de Oliveira

O Cecom produziu ao longo deste ano de 2009 a esquete Diário de Um Menino de Rua, que estreou na tarde da última quinta-feira no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro com grande sucesso. A peça aborda o cotidiano de menores que têm as ruas das cidades como casa, envolvendo a triste realidade desses meninos com a sensibilidade do circo, da dança e até mesmo dos contos de fadas. “O grupo resolveu colocar na peça a delicadeza das fadas e a alegria do circo para dar à história um ar mais leve, já que este é um assunto muito sério e triste”, explica Denise Emanuele, que foi a responsável pelo roteiro e direção da peça.

Com o apoio da equipe do Cecom, o grupo de adolescentes que participam do Pro-Jovem em Vila de Cava, pôde obter um excelente resultado. Eles tiveram ajuda das oficineiras Denise Emanuele (interpretação), Líliam Lopez e Kátia Vidal (coreografia) e o Carlos Alberto (cenografia), que se limitaram a dar uma mãozinha. Basicamente, quem deu as ordens por lá foram os próprios jovens.

Meninos de Zumbi

por Hosana Souza


Com o grito de “Valeu Zumbi!”, a Escola Municipal Menino de Deus, localizada na Prata, abriu sua portas nessa última quinta-feira para comemorar a semana da Consciência Negra com a comunidade.
Faz parte do projeto pedagógico da escola conscientizar e valorizar a cultura afro, com a qual trabalharam ao longo de todo o ano de 2009. “Nós trabalhamos o tema em todas as disciplinas, durante todo o ano. E escolhemos a véspera do feriado para realizar a culminância”, diz a orientadora educacional Enaura Dias.
A orientadora pedagógica Maria da Conceição já pôde auferir os resultados desse trabalho dentro da sala de aula, dentro das quais é cada vez maior o interesse dos alunos. “É muito importante para eles não apenas como aprendizado, mas principalmente porque depois que começamos a trazer projetos assim – há três anos – eles começaram a participar mais”, diz a orientadora pedagógica.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI