Grande incêndio

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

por Bruno Moura

Um dos barracões mais atingidos pelo incêndio da última segunda-feira foi o da Grande Rio, que perdeu todos os carros e fantasias nas chamas que lamberam a Cidade do Samba. "A sensação é de dor, de perda, de tristeza", lastima Tavinho Novello, diretor de carnaval da escola. Depois de inúmeras noites de sono perdidas à frente de um batalhão de artesãos, o carnavalesco da chamada escola dos artistas ainda se sente como num sonho ruim. Mesmo assim, ele prefere esquecer as imagens do trabalho de um ano inteiro sendo destruído de uma hora para outra. "Pra colocar a Grande Rio onde ela nunca vai deixar, só podemos pensar na reconstrução."

Emoções de vinil

por Luiz Gabriel

Os antigos Long-plays, mais conhecidos como disco de vinil, fizeram a cabeça, emocionou e contagiou a sociedade mundial da década de 1950 até o final dos 1990. Desde então, tornaram-se peças de colecionadores saudosistas.

Na Rua Dr. Luís Guimarães, em frente ao Instituto de Educação Rangel Pestana, perto do Calçadão de Nova Iguaçu, há um vendedor, apelidado de Carioca dos Discos, que há 12 anos alimenta os caçadores de vinil.

A batalha dos esquetes

por Lucas Lima

“Manifestar e incentivar a realização de trabalhos cênicos, incentivar a formação de grupos de teatro, capazes de gerar crescimento social, autoestima da comunidade, qualidade de vida, cidadania e fortalecimento da identidade cultural”. Este é o ambicioso objetivo do 6º Circuito Mix de Esquetes, que nos próximos dias 13, 14, 15 e 20, 21 e 22 de maio de 2011 tomará de assalto os palcos do Sesc de Nova Iguaçu e do Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

Qualquer grupo ou companhia teatral do país pode participar, sem limite para o número de esquetes inscritas. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 desse mês pelo site http://projetofama.arteblog.com.br/. Além de grande visibilidade, os grupos vencedores receberão premiações em dinheiro. O primeiro lugar leva R$ 1.400, 00 para casa.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI