Chuva de debates

terça-feira, 13 de outubro de 2009

por Flávia Ferreira e Julliane Mello

O Movimento Enraizados abriu suas portas para receber as cerca de 40 pessoas que prestigiaram a 3ª Pré-conferência de Cultura de Nova Iguaçu na chuvosa noite da última sexta-feira, em Comendador Soares. Estavam presentes membros do Conselho de Cultura da Cidade, representantes do governo municipal e da Sociedade Civil Organizada, como o próprio Movimento Enraizados, Cia e Dança, Grupo de Apoio e Amparo à Vida, entre outros.

A rodada de Comendador Soares foi aberta com uma roda de apresentações, seguida da fala de Écio Salles, secretário adjunto de Cultura e Turismo. “É com muita alegria que estamos nesse espaço, que é, para mim, referência de cultura nacional e também por que a cultura não fica restrita ao centro de Nova Iguaçu”, disse Écio Salles. Segundo os organizadores, a rodada da última sexta-feira rendeu mais do que os encontros de Tinguá e Miguel Couto.

O poeta Jorge Cardoso, presidente do Conselho Municipal de Cultura e subsecretário de Cultura e Turismo, explicou que as pré-conferências têm como objetivo discutir ações e propostas para levar a Conferência de Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 23 e 24 no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. “Isto vai alterar todo panorama da cultura do país”, disse Jorge Cardoso. A intensidade com que os cerca de 40 presentes debateram, ao longo de duas horas, as questões culturais do bairro em que moram só fez confirmar essa expectativa.

Cada participante dispôs de dois minutos para comentar o assunto, o que deixou alguns deles insatisfeitos. No entanto, os organizadores deixaram claro que se tratava de um aquecimento para o dia da conferência de cultura.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI