A pulseira da discórdia

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

por Lucas Lima e Melissa Saliba


A polêmica das pulseirinhas coloridas de silicone com que os jovens estão enfeitando os pulsos já chegou a Nova Iguaçu. Meninos e meninas tentam usá-las da maneira mais criativa e colorida possível, mas são cada vez mais frequentes os constrangimentos decorrentes do sentido sexual agregado.

O chamado "Snap Game", ou "Jogo de Arrancar" em português, tem dado muita dor de cabeça aos pais e educadores. As opiniões entre eles e as próprias crianças são as mais variadas possíveis. O uso das pulseiras remonta às escolas da Inglaterra e dos Estados Unidos, onde foram totalmente proibidas depois que se criou em cima delas um jogo de cunho sexual. Funciona da seguinte maneira: a pessoa que arrancar uma pulseira do braço de outra, faz aquilo que a cor da pulseira representar.

Uma recente pesquisa, realizada por um site com 46.000 pessoas, mostra que 34% dos entrevistados continuam usando as pulseiras como bijuteria, mas 25% aproveitaram a polêmica para adotá-las como as “pulseirinhas do sexo”, 23% pararam de usar porque se sentiram ameaçados e 18% ficaram na dúvida e estão esperando até onde vai a moda.

Culminância ao vivo

por Lucas Lima

A culminância nas escolas municipais de Nova Iguaçu tinha como objetivo fazer um balanço das oficinas de português e matemática, que ao longo do segundo semestre trabalharam com os contos de Câmara Cascudo e Malba Tahan. Mas quem roubou a cena na Dr. Ruy Bercot de Mattos foi a Rádio Cidadão.

Coordenada pelo técnico de informática Edson Rogério Batista de Souza, 40 anos, a Rádio Cidadão foi criada durante as oficinas de rádio do Mais Educação. “A diretoria me deu a oportunidade de fazer essa experiência na escola e está sendo uma experiência muito boa”, conta o coordenador, tão eufórico quanto as crianças.

A oficina está sendo costurada com o pessoal do hip hop e do teatro, que também chegou à escola de Jardim Alvorada por intermédio do Mais Educação, uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu que equipou nossas escolas com fanfarras, pickups e rádios. “As crianças estão adorando”, afirma Edson de Souza.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI