quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
por Camilla Medeiros
Carnaval para muitas pessoas é sinônimo de brilho, samba e festa!
Mas para aqueles que não têm pique para cair na folia, fugir para um lugar de descanso é sempre uma boa.
Há quase dez anos acampo durante o carnaval com minha família. É uma oportunidade quase única de reunir todos e passar algum tempo perto da natureza.
Conforto? Quem quer conforto fica em casa.
Na falta de conforto o que vale é o bom humor pra não perder a viagem.
Numa dessas viagens, após um dia inteiro de sol e mar, voltamos para as barracas para jantar.
Nesse meio tempo, uma forte chuva caiu, com direito a vento e tudo.
Pronto! Era o que precisava para que nossas humildes estruturas viessem abaixo, molhando tudo e todos. Quem podia se protegia dentro das barracas, mas nossas coisas (panelas, cadeiras, etc.) que estavam do lado de fora ficaram encharcadas.
Lembro que na hora só me deu vontade de sentar e chorar. Demoramos quase dois dias, desde que chegamos, para armar o acampamento todo. E num piscar de olhos nossa festa estava desabando.
É engraçado ver que nesses ‘desastres’ rapidamente aparecem outras pessoas para ajudar. No acampamento, o espírito de coletividade aflora em todo mundo. Afinal, mesmo tendo barracas separadas compartilhamos o banheiro, e a pia de lavar louças.
Meu pai, meu irmão e alguns ‘vizinhos’ tentavam fazer umas valetas em volta das barracas pra água escorrer.
Quando meu pai viu que não dava mais, que não havia nada mais a ser feito, ele simplesmente pegou uma tábua, que fazíamos de banco, jogou-a no chão e começou a fingir que estava surfando na lama. Todos começaram a rir, inclusive eu.
Acampar, ou alugar casa na praia, é um programa que exige planejamento e criatividade, para não virar programa de índio. Mesmo assim é impossível voltar pra casa sem uma boa história pra contar.
3 Comentários:
Surfar na lama com uma tábua deve ter sido uma cena ótima!
Fiquei curiosa: Pra quais lugares vocês costumam ir pra acampar? Há locais apropriados em Nova Iguaçu?
Em Nova Iguaçu não conheço nenhum.. vou procurar saber.. eu costumo acampar em Paraty.. o camping lá custa 10 reais a diária, e fica pertinho da praia.. eu adoro ir pra lá!
Adorei a história!
Postar um comentário