Ninfas japonesas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

por Morgany dos Santos

Você conhece a moda Lolita?

Bom, o termo lolita surgiu depois da publicação de romance escrito por um escritor russo chamado Vladimir Nabokov, em que a história retrata a paixão de um professor de poesia francesa por sua enteada de doze anos, cujo apelido era Lolita.

Foi inspirada na delicadeza, inocência e doçura dessa personagem, que chegou aos cinemas pelas mãos do cineasta Stanley Kubrick, a moda japonesa chamada Lolita: as meninas usam roupas na altura dos joelhos, sapatos infantis com laçarotes e tiras transpassadas, meias até a altura dos joelhos e muitos outros frufrus.

No Brasil, a moda Lolita esbarra nos altos preços das roupas e acessórios, que só podem ser adquiridos através de exportação ou réplicas. Os privilegiados consumidores que podem pagar por essa moda fazem suas compras pela internet ou através de encomendas em boas costureiras.



Além da questão econômica, há o entrave da língua. Para efetuar uma compra em lojas internacionais através da internet, é necessário entender japonês. Essa é inclusive uma das razões para que as meninas incorporem cada vez mais palavras japonesas no seu dia-a-dia.

Subggêneros

A moda Lolita é composta por 12 subgêneros ou subcategorias, que vão do Sweet Lolita (Lolita que se veste com roupas doces e inocentes) até o Guro Lolita (Lolita que se veste com roupas sujas de sangue, que simbolizam morte, ou violência).

“Como os brasileiros não estão acostumados com a moda Lolita, eu não costumo fazer uso de lifestyle (lolita que usa roupa lolita no dia-a-dia)", diz a estudante paulista Gabriella, que só veste as roupas de sua preferência nos eventos, chás e encontros para Lolitas. A Lolita da cidade de Garça também lamenta o frete cobrado pelos sites japoneses especializados nessa moda.

Bom, as Lolitas não são comuns aqui no Brasil, mas não é impossível encontrá-las. Mas não acredite em qualquer menina que se identifique como Lolita. Para ser Lolita, a principal característica que se deve ter é a experiência!

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI