por Luiz Gabriel e Michele Ribeiro
Na noite da última quarta feira, o Espaço Cultural Sylvio Monteiro abriu suas portas para discutir com a classe artística de Nova Iguaçu o destino das verbas do Plano de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Rio de Janeiro (PADEC) com a secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, a produtora cultural Adriana Rattes.
Durante o evento, os jovens ligados à Escola de Pesquisa de Nova Iguaçu apresentaram o portal dos agentes culturais de Nova Iguaçu. Este portal é uma pagina na internet onde estão cadastrados todos os agentes culturais de Nova Iguaçu, com suas experiências e habilidades.
A ideia da criação do portal surgiu em setembro, quando o secretário de Cultura e Turismo Marcus Vinícius Faustini propôs o mapeamento dos atores presentes às pré-conferências de cultura da cidade. Com a riqueza do material obtido, decidiu-se que os pesquisadores também entrevistariam os estagiários que atuam nas oficinas culturais do Bairro-Escola e os responsáveis pelos pontinhos de cultura.
Segundo a coordenadora da Escola de Pesquisa de Nova Iguaçu, a antropóloga paulista Marcella Camargo, o objetivo do Portal criar oportunidade para que os agentes culturais façam parcerias com empresas. "Se a pessoa está à procura de um grafiteiro, basta digitar no site o que está procurando para ter acesso a uma lista de grafiteiros de várias regiões de Nova Iguaçu com seu currículo", explicou a antropóloga. O portal já cadastrou 500 agentes culturais da cidade.
O Portal dos Agentes Culturais de Nova Iguaçu é o ponto de partida de uma nova fase onde os mediadores culturais têm o espaço para poder trocar experiências da cultura de seu bairro. Esse espaço possibilita a divulgação e o registro das diversas manifestações artístic-culturais de Nova Iguaçu.
O endereço do Portal é www.agentesculturaisni.blogspot.com. Para obter mais informações, o telefone da escola de pesquisa 2768-1250.
Cadastro de habilidades
terça-feira, 9 de março de 2010
Marcadores: Luiz Gabriel, Michele Ribeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comentários:
Postar um comentário