Liberou geral

sexta-feira, 12 de março de 2010

por Hosana Sousa

Há 15 dias, o Cultura NI contou a história do pontinho de cultura “Dança também é cultura no Brasil”. A Escola de Dança, representada por Gilson Maceió, empolgada com o projeto iniciou o atendimento as crianças das escolas municipais e terminou afogada em dividas graças a toda burocracia necessária para a liberação de verbas publicas. Rever matéria.

Após tanto sufoco, tudo indica uma maré de novidades, e sorte, para a Escola de Dança. Finalmente foi liberado o dinheiro do pontinho de Gilson, que nessa última quarta-feira recebeu cerca de 34 mil reais para recomeçar os trabalhos. “Fiquei muito feliz quando me ligaram da prefeitura avisando da liberação do dinheiro. Falando a verdade, eu nem acreditei. Afinal, depois de tanto tempo eu já estava sem esperanças, bem desanimado mesmo. Já liguei pro banco umas três vezes para confirmar”, confessa Gilson.


A grande preocupação agora é como aplicar o dinheiro. Afinal, o medo de errar e terminar sendo acusado de fraude aos cofres públicos é tudo que nenhum pontinho quer. E para solucionar tantas dúvidas, na próxima semana Gilson se reunirá, na prefeitura, com o coordenador dos pontinhos, o designer gaúcho Egeu Laus. “É tanto dinheiro que estou meio bobo”, brinca o coordenador do pontinho, que completa: “Eu quero saber como e onde vou poder aplicar o dinheiro. Até onde sei, ele não poderá ajudar nas despesas da escola – IPTU, água, luz, telefone –, o que é realmente lamentável”.

Mas além da obra inacabada na escola, da infindável dívida com o contador ou a luz e o telefone que já ameaçam ser cortados, Gilson tem outros sonhos para a verba disponível. “O meu desejo mesmo, e tomara que seja possível, é poder encomendar uniformes e sapatilhas para a criançada. Algumas poucas apenas que os pais conseguem comprar as coisas, no geral elas ensaiam descalças e com o uniforme da escola. Quero investir mais nelas”, diz esperançoso.

A festa vai começar

Também na próxima semana Gilson se reunirá com as diretoras da Escola Municipal Monteiro Lobato e da Escola Municipal Professora Venina Corrêa Torres, para reiniciar os trabalhos de parceria no Bairro Escola e no Horário Integral. “Se dependesse só da Escola de Dança, as crianças já estariam fazendo aulas desde que reiniciamos os trabalhos, após o carnaval”, afirma Gilson. A Escola de Dança, que também está com matriculas abertas, iniciou o trabalho apenas no turno da noite, onde os pais das crianças tornam-se responsáveis por levá-las as aulas.

Toda ansiedade para o recomeço dos trabalhos foi freada pelos planejamentos das escolas e pela falta de monitores, pois os antigos saíram e novos deverão ser contratados. “Mas resolveremos tudo isso, e até o final de março recomeçaremos com tudo. E vocês voltarão aqui para assistir uma aula ou prestigiá-los colocando mais troféus nessa estante”, diz Gilson, apontando orgulhoso para o hall de entrada da instituição.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI