Resgate através da arte

quarta-feira, 10 de março de 2010

por Michele Ribeiro


APLEM é a sigla de Associação de Pastores e Lideres Evangélicos Mundiais, uma ong criada em 2002 com o objetivo de ajudar o trabalho social e assistencial das igrejas. Seus trabalhos, que envolvem ações culturais, sociais e ambientais, são voltados para crianças, jovens, adultos e idosos.

A sede da APLEM fica na Cerâmica. A organização auxilia as famílias carentes com cestas básicas, dando café da manhã e sopa para os moradores de rua. No terceiro sábado de cada mês, a ong promove um café em torno dos pastores e líderes das igrejas para contribuir para o crescimento ministerial, ajudando a obter novos conhecimentos e novos contatos. Os participantes desses cafés discutem cultura e meio ambiente, entre outros assuntos. "Mas sempre há espaço para evangelização", conta a pastora Conceição, uma de suas líderes. "Nosso foco é alimentar pessoas para ganharmos vidas'.



A APLEM tem ampla participação nos pontinhos de cultura, tendo emplacado quatro projetos no primeiro edital. Seus projetos, quando completamente implantados, atenderão quase 500 crianças de quatro escolas da rede municipal de Nova Iguaçu. O trabalho mais avançado é a oficina de música na Escola Municipal Althair Pimenta. A APLEM também promove oficinas de artes visuais, por intermédio das quais forma jovens para trabalhar com propagandas, cartazes e grafite. "Nosso objetivo é resgatar esses jovens através das artes, fazendo os mesmos descobrirem seus talentos", diz Luis Henrique, coordenador do projeto na Escola Municipal Walfredo da Silva Lessa.

6 Comentários:

Anônimo disse...

Gostei da matéria, mas acho que ficou faltando uma coisa. "A APLEM que apoia estes pontinhos, tem algum objetivo de evangelizar mais pessoas atraves dos mesmos?"

mundo anime disse...

JONATHAN BRASIL
a materia é interessante mais qual é o objetivo,faltou conteudo explicativo.
"Mas sempre há espaço para evangelização", conta a pastora Conceição, uma de suas líderes. "Nosso foco é alimentar pessoas para ganharmos vidas'.

Deveria dar um cuidado especial com as demais etinias,´como umbanda ,camboblé e catolicismo(aborda algo de relevancia religiosa na cultura é no minimo individual)é ai quem produziu a materia é evangelico?
qual o objetivo da materia?
o que é APLEM?
PRECISA DE PARCEIROS?
matéria muito vaga.
eu como leitora não me ofereceu nenhuma informação,principalmete a respeito da ONG.

Anônimo disse...

"Mas sempre há espaço para evangelização", conta a pastora Conceição, uma de suas líderes. "Nosso foco é alimentar pessoas para ganharmos vidas'.

Nesta parte a questão da evangelização é em relação aos cafés que eles fazem, no 3º sabado, entre os PASTORES e LIDERES DE IGREJAS... nada a ver com pontinho, o que ainda não responde "se APLEM que apoia estes pontinhos, tem algum objetivo de evangelizar mais pessoas atraves dos mesmos?

E no blog, eu como leitora, entrando sempre e lendo as matérias, não só vejo matérias sobre evangelicos, como das outras demais etinias. Querida amiga leitora, como eu, leia mais o blog e verá matérias sobre a umbanda, o candomblé, o catolicismo.... todas as etinias aqui são tratadas de maneiras especiais....

luana disse...

estamos debatendo etnia?se o leitor postou algo relevante´e uma critica e tão e pra ser como construtiva saber receber e usar para não repetir o erro,que ficou estranho falar de resgate é por a religião isto esta claro,foco errado para uma ótima noite em NOVA IGUAÇU.

luana disse...

acredito que quem deu aresposta foi ate a propria so não se identificou

Julia da Silva disse...

Querida Luana, a APLEM faz um trabalho maravilhoso em resgatar jovens usando religião, mesmo que seja o unico obejetivo. "Faça o bem, não importa o que faças, mas sempre o bem", uma coisa que levo comigo. E está errada nos seus acreditar, fui eu quem fiz o primeiro comentário, e o terceiro, mais sorte pra acertar da proxima. "Nunca julgues sem antes ter uma prova!". De uma amiga leitora!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI