Reunidas em nome da cultura

sábado, 20 de novembro de 2010

por Jefferson Loyola

Nesta ultima quinta-feira, 18 de novembro de 2010, ocorreu a abertura do Baixada Encena no Ginásio Leopoldina Machado, quadra do colégio Leopoldo. O Baixada Encena é uma rede com oito cidades representadas, centenas de artistas e agentes culturais, mesclando apresentações de teatro, música, dança, debates e oficinas para o avanço e ampliação cultural da periferia.



Programada para as 20h, a abertura do evento trouxe o espetáculo musical da Banda Visão Periférica, que mais uma vez fundiu a tradição do Maracatu, cultura pernambucana, com o contemporâneo do Funk e do Rap. O nome da banda, capitaneada pelo vocalista Anderson Barnabé, trabalha linguagens cotidianas da periferia misturadas com as do centro - daí o nome “Visão Periférica”, depois do grupo também formado por  três  percussionistas, um baixista e um guitarrista, que já foi chamado de Batucada Reperiferia e Viramundo.

Haveria também um show com o Nike “Beat Vox” e a banda Bloco 18, porém eles foram embora minutos antes de acabar a apresentação do Visão Periférica. “Eles foram embora  por causa das reclamações do vizinho, que não estava gostando do som alto", contou a jovem repórter Camila Elen, depois de conversar com Nike. "Como o som deles é bem mais alto que o do Visão Periférica, eles preferiram não se apresentar, pois não tinha como diminuir o volume do som”.

O público não correspondeu às expectativas da organização. Poucas pessoas no local, mesmo com cultura de sobra. Não se sabe ao certo os motivos da falta de público, se foi devido à divulgação, a má localização do espaço ou por ser um dia de semana. Nada disso abalou o secretário de Cultura Écio Salles, que marcou presença apesar de uma forte viros. “Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei”, disse ele, citando uma passagem da Bíblia. Ou seja, a cultura será disseminada mesmo que, infelizmente, só tenha duas ou três pessoas, pois o show tem que continuar.

Do dia 18 ao 28 de novembro, o Baixada Encena estará reforçando a influência cultural que a Baixada Fluminense, principalmente Nova Iguaçu, tem no estado. “Esperamos que até o dia 28 o evento alcance o esperado”, disse Lino Rocca, idealizador e produtor do Baixada Encena.

1 Comentários:

Juliana Portella disse...

A iniciativa do Baixada Encena é espetacular. Ao contrário de quinta-feira, o Cabaré de sábado no Bar Estação Floresta foi um sucesso!
"... mesmo com cultura de sobra."
parabéns pela matéria Jefferson !

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI