Uma nova noção de centralidade

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

por Lucas Lima


Com 11 dias de atividades totalmente gratuitas, começa no próximo dia 18 a 3º edição do Baixada Encena. O festival, que mescla teatro, música, dança, debates e oficinas em vários locais de Nova Iguaçu, vai até o dia 28.

O festival, que nasceu em 2008 teatro Procópio Ferreira, em Duque de Caxias, chegou a Nova Iguaçu no ano seguinte, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. “Ele começou como uma mostra regional de teatro, mas agora estamos ampliando e dando a verdadeira cara do evento, que é o nosso real objetivo”, disse o idealizador e produtor do mesmo, Lino Rocca.

Para Lino Rocca, a Baixada tem produção cultural para surportar a mistura das artes cênicas com outras modalidades artísticas. “O festival tem por objetivo dar visibilidade para o processo cultural da região, e uma valorização”, contou o produtor, para quem cabe aos militantes da cultura na Baixada Fluminense a resposnsabilidade de "falar que aqui se faz e se produz cultura em termos práticos e estéticos”.

A escolha dos grupos que se apresentam no Baixada Encena passam, segundo Lino Rocca, por uma questão de qualidade e de merecimento. “Todos têm uma determinada continuidade de um trabalho e qualidade da produção”.

Tendo começado sua carreira no teatro aos 14 anos, Lino Rocca tornou-se um importante elo entre o Ministério da Cultura e a Baixada no início da gestão Gilberto Gil, quando articulou duas das reuniões mais expressivas entre a classe artística da região e o poder público. "Levamos nossa voz artística ao conhecimento do governo federal, e ainda procuramos articulações importantes em todas as esferas, sem representar uma específica entidade política".

“Temos a consciência da relação colaborativa e associativa como forma de atuação contemporânea. Ainda mais para aqueles que estão dentro de um campo de invisibilidade social. E que achamos ser instrumentos extremamente eficazes para discutir ou pelo menos perturbar a noção de centralidade”, disse o artista .

O Baixada Encena é o segundo grande evento que Lino Rocca ajuda a conceber na Baixada Fluminense. “Fui um dos idealizadores do Encontrarte, que nasceu com a junção de grupos de teatro naquele momento," contou ele, que participou da produção das três primeiras edições.

O festival será aberto amanhã, às 20h, no Ginásio Leopoldina Machado, com shows de Nike e do Grupo Visão Periférica. Também haverá atividades no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, no Auditório do Colégio Leopoldo e na praça do Cine Iguaçu. A programação completa se encontra no: http://comcausa.org.br/novo/noticias/confira-programacao-baixada-encena-2010/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+Comcausa+%28ComCausa%29&utm_content=Twitter

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI