Cavaleiros do asfalto

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

por Fernando Fonseca

Seis de dezembro de 2010. Chuva. Verde. Crianças. Sorrisos. Componentes que estiveram presentes ontem na abertura da campanha ‘Natal dos Sonhos’, realizada pela Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. Dentre tantas formas e formatos que se faziam presente, foi possível avistarmos um singelo e fiel grupo de homens vestidos de azul, abrindo caminho com suas cores celestes em um mar de tons esverdeados. Cavaleiros das duas rodas, homens que circulam por entre nós há anos, desbravando os sete mares dos engarrafamentos de cada dia que nos daí hoje. Profissionais da velocidade, utilidade e carisma, que estão sempre aptos e dispostos a nos conduzir para e por todos os lugares dessa nossa terra chamada Nova Iguaçu. Um grupo que, tardiamente, vê-se abraçado pelos direitos da Justiça.



Considerados, há muito e por muitos, sinônimo de dor de cabeça, os mototáxis, que são os personagens centrais deste conto, estiveram presente na festividade de conscientização ambiental “Reciclar, Reutilizar e Renovar” para prestigiar a Senhora Prefeita Sheila Gama. “Viemos aqui hoje para fortalecermos o público da prefeita, pois ela tirou nossa categoria da marginalidade. Merece a nossa presença!
Graças a ela, hoje, temos o direito de sermos cidadãos”, afirma Daniel Lima de Souza, presidente da SINTIERJ (Sindicato dos Trabalhadores Informais do Estado do Rio de Janeiro).

Segundo Daniel, os profissionais que trabalham com o segmento da informalidade, neste caso os mototáxis, sempre foram vítimas de um sistema sujo, onde determinados homens que deveriam ser símbolos de confiança e respeito, eram capazes de cobrar propinas para que eles pudessem circular pelas ruas da cidade. Incluindo neste meio, também, até os mototaxistas regularizados. “Éramos muito hostilizados. Hoje não trabalho mais como mototáxi, pois sou apenas presidente da instituição. Porém, já passei por diversos problemas na rua devido à não regularidade da minha profissão”, reforça seu discurso o presidente da SINTIERJ.

É sabido que um dos primeiros grandes atos tomados pela prefeita Sheila Gama após assumir seu cargo, foi à regulamentação dos mototaxistas com a Lei Federal 12.009 junto a Lei Municipal 4.060, aos quais estes trabalhadores puderam, enfim, circular pelas ruas da cidade sem ter que ser parados por policiais. Porém, o trabalho de
regulamentação dos demais mototaxistas de Nova Iguaçu continua sendo realizado, já que a partir dessa legalização, dezenas de famílias são beneficiadas.

Iniciativas políticas que se renovam junto à esperança de um povo. Consciência política e ambiental andando lado a lado, com harmonia e
respeito aos demais, por um futuro melhor.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Fã desses homens!!
sempre me ajudam quando estou atrasado!
merecem nosso respeito...

João Moreira

Paulo Victor disse...

Já fui moto-taxista.
sei o quanto é dura essa profissão...
Bem verdadeira suas palavras!
precisamos conscientizar o povo sobre esses fatos! Parabéns a todos aos que trabalham sobre duas rodas! abç, jovens!

Victoria L. disse...

gente, teve evento naquele dilúvio??
OMG!!
pena que não deu pra eu ir.
chuvia demais.
creio que tenha sido proveitoso.
parabéns a toda a secretaria!

Anônimo disse...

so amazing*

Sônia disse...

estava lindo o evento.
homens de azul,
parabéns!!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI