O porquinho eleito

domingo, 26 de dezembro de 2010

por Renato Acácio



    

Uma ideia na cabeça e várias câmeras na mão. Foi seguindo essa máxima que alguns jovens motivados pelo tema e o gosto pelo audiovisual filmaram o curta-metragem “A Imagem eleita”, uma produção do Centro Cultural Donana, Coletivo Anti Cinema e colaboradores, no primeiro turno das eleições de 2010. A ideia inicial do filme, que é formado boa parte por registros em audiovisual da propaganda política durante as eleições de 2010, partiu de Josy Antunes, jovem repórter recém-formada em produção audiovisual e estudante de montagem e edição na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. “Eu diariamente passava em frente a favelas e casas muito pobres em viagens pela Dutra e Av. Brasil e pensava em como aquelas construções só tinham atenção dos políticos nessa época, era como se aquelas casas só servissem pra isso: Moldura para propaganda política. Tudo começou partindo desse ponto”, conta Josy Antunes, que se perguntou como desenvolveria essa ideia e que plataforma usaria até optar pelo documentário.


Uma vez decidida a forma de refletir sobre a esse tipo de situação a que boa parte da população é submetida, a estudante foi atrás de parceiros que compartilhassem desses mesmos questionamentos quanto à propaganda política no Brasil e que estivessem dispostos a fazer com ela “A imagem eleita”. “Eu pensei em como seria legal se cada um mostrasse aquilo que vê, mandei alguns e-mails para pessoas que possivelmente se interessariam e fizemos o filme com as que responderam. Queria que cada um registrasse o que chamava a atenção sobre o tema com o cuidado de não fazer juízo de valores, a proposta era colher registros mesmo.”

Entretanto, registrar um tema tão delicado e que mexe com os interesses e dinheiro de tanta gente não é lá tão simples. No caso do projeto “A Imagem eleita” foi ainda mais complicado porque se tratava de registros de uma prática ilegal, que é o caso da propaganda no dia da eleição, ou seja,  a famosa “boca de urna”. Quase a totalidade das imagens do filme foi captada no dia do primeiro turno das eleições de 2010. “Muita gente achava que éramos do TRE, algumas pediam para desligarmos a câmera. Tivemos que a todo momento explicar o tipo de trabalho que queríamos fazer e que estávamos ali em posição de registro e não de denúncia”, conta Yasmin Thayná, que ficou responsável por colher material no centro de Nova Iguaçu. A solução que o grupo deu para não perder as histórias que não puderam ser gravadas foi, segundo Josy Antunes, narrar as experiências no próprio filme.

Além das imagems da opressiva propaganda eleitoral e dos depoimentos narrativos a respeito da experiência em lidar com o seu objeto, o filme conta com um debate filmado uma semana depois do primeiro turno a respeito do tema. Além disso o projeto recebeu também fotos de autoria de um grupo de amigos de Curitiba, que entraram nos créditos finais.

O enorme volume de material gravado foi editado pela própria Josy Antunes, que viu na quantidade e na qualidade do que foi capturado que a sua ideia não só tinha dado certo e tocado outras pessoas, como também tinha se confirmado um sentimento comum em relação ao tema da propaganda política. “Não tinha ideia de como o filme iria ficar, nem mesmo fizemos uma pesquisa de onde poderíamos ir para ter as melhores histórias, porque foi tudo bem em cima da hora. Ele tomaria forma na hora da edição, queria essa coisa do olhar e absorver com a câmera. Só tinha a certeza de uma coisa antes de fazer ‘a imagem’: a música”, explica ela se referindo à música “A devolução”, de Giva Abreu, amigo do pessoal do Donana e que foi gravada “no fundo de quintal” sem uma versão mais “limpa”, que era a intenção de Josy.

Uma curiosidade: o custo total de produção do filme foi de 30 reais, retirados do porquinho quebrado de Josy para esse fim. A única verba foi destinada a um café da manhã no Centro Cultural Donana antes dos realizadores saírem para colocarem a mão na massa.

Um vez editado, o filme ganhou sua forma e atualmente é possível conferi-la em uma versão em baixa resolução no endereço:

http://vimeo.com/17239213

1 Comentários:

Yasmin Thayná disse...

Recomendo!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI