Dor de cabeça

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

por Jefferson Loyola

Com já foi dito em várias outras matérias que fiz sobre as religiões afro-brasileiras, o ritual de iniciação (epilação) dentro do candomblé é extremamente sigiloso e só visto por quem já foi iniciado e tem um determinado tempo de santo. Porém, nos últimos anos tivemos alguns Babalorixás e Iyalorixás que demonstram em vídeos na internet ou a venda em DVD, para quem quiser comprar, esses rituais, inclusive o de epilação.

Frutos da goiabeira

por Tuany Rocha Santos

No fim de 2005, cansados das mesmas reuniões de sempre nos bares da cidade, Moduan, sua mulher Sil decidiram criar algo para incrementar as noites ao lado dos amigos. Surgia então o que hoje eles nomeiam como “Encontos”.

Os “Encontos” são rodas literárias que acontecem de três em três semanas na casa de Moduan Mattos e Sil, onde o grupo escolhe um tema como base para cada um escrever o conto que será lido na reunião seguinte. “Advogado, médico, artista plástico, músico, há pessoas das mais variadas áreas que participam dos encontos”, conta Moduan Mattus.

Vìcios femininos

por Marcelle Abreu

Um assunto que não tem ficado de fora na rodinha de qualquer que seja o grupo de meninas é a paixão que parece que estar se tornando um vicio por esmaltes. O que era apenas vaidade por ter as unhas sempre benfeitas, hoje faz parte da rotina de oito entre cada dez meninas.

A estudante de comunicação social Débora Miranda, 23 anos, ainda criança, ao ver a manicure pintando as unhas da mãe. “Desde então criei o hábito das unhas sempre feitas”, conta ela, para quem esse tipo de cuidado extravasou o campo da vaidade para o da higiene. “Não estar de unha cutilada é a mesma coisa que não tomar banho, se tornou uma rotina na minha vida”.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI