Calor humano

sexta-feira, 18 de março de 2011

por Saulo Martins


Um dos assuntos mais comuns entre os jovens da Baixada é a falta de opções de lazer durante a noite. A cidade de Nova Iguaçu, recheada de bares por todos os lados, sofre desse problema. “É dificil sair numa sexta-feira à noite pra algum lugar que não seja um bar”, conta o designer Samir Gonçalvez, 21 anos. A cena noturna da Baixada não oferece opções muito diversificadas, e é por isso que alguns comerciantes pensam diferente e tentam mudar um pouco esse quadro.

Situado no bairo da Chacrinha, em Nova Iguaçu, na Rua Pascoal Paladino, se encontra o Bar Ecleticópolis, mais conhecido como “Bar do Grande”. Com uma decoração alternativa e uma iluminação neon, o espaço atrai pessoas de tribos e estilos diferentes, mas com um mesmo gosto: a música. Os vinis cobrindo as paredes e a Jukebox que não para nem por um minuto não me deixam mentir.



O bar, que completa 10 anos em maio, não foi criado com a intenção de ser um espaço alternativo. “Eu tinha um bar que vendia de tudo, até chupeta pra criança, mas eu sempre coloquei meu som. Isso atraía as pessoas, e meu bar começou a ter esse formato que tem hoje em dia”, conta Rodolpho de Couto, o Grande, 49 anos, dono do estabelecimento. “Esse é o meu público: gente que gosta do que eu gosto”.

Com vários frequentadores assíduos e gente que vem de todo o estado para conhecê-lo, o Ecleticópolis se tornou a primeira opção do sábado à noite para muita gente. “Aqui eu me sinto confortável, o ambiente e as pessoas são muito agradáveis”, relata Paula Bouth, 21 anos, moradora da Tijuca. “Conheci o bar através de amigos que moram aqui no bairro, e agora venho aqui todo final de semana”.

Uma das maiores atrações do local é a cerveja Heineken, que é vendida em poucos lugares da Baixada. “Nós estamos entre os cinco maiores representantes da Heineken no estado”, orgulha-se Rodolpho. O lugar também é um ponto de cultura muito interessante, tendo sido palco para que algumas bandas do cenário independente da Baixada se apresentassem e o local de encontro dos organizadores da Marcha contra a Homofobia – Nova Iguaçu.

De uma política democrática e muito amigável, o Ecleticópolis é uma boa opção pra quem quer algo diferente. “O legal desse bar é a proximidade das pessoas, aqui todo mundo se conhece. Um lugar desses não daria certo na Zona Sul porque as pessoas não têm esse ‘calor humano'”, conta Samir. Com um público de todas as idades e crenças, o bar é parada obrigatória pra quem gosta de música e cultura.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI